No dia 11 de maio foi dada a largada para a união de esforços globais que pretende reduzir em 50% as mortes por acidentes de trânsito em todo o planeta. Este é o desafio proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU), que instituiu 2011-2020 como a Década de Ação pela Segurança no Trânsito. Sete pontos de Porto Alegre foram iluminados com luz amarela para marcar o lançamento da Década. Eventos nos cinco continentes manifestaram o engajamento dos países membros da ONU na construção de um trânsito mais humano e menos violento.
A Fundação Thiago Gonzaga está comprometida em continuar fazendo a sua parte e potencializar a sua vocação: mobilizar a sociedade para uma mudança de cultura, em defesa da vida. O Vida Urgente esteve presente na Cidade do México para participar do ato de lançamento da Década, que também deu início à Semana de La Seguridad Vial. No Brasil, voluntários fizeram uma grande mobilização com bandeiraços e blitze educativas próximos a instituições de ensino da capital gaúcha. Também houve ação nos municípios de Carazinho, Veranópolis e Marques de Souza.
A iluminação de prédios públicos e monumentos com a cor amarela acontece em várias cidades do país e do mundo. A cor que representa atenção nos semáforos é também a cor símbolo da campanha. Em Porto Alegre a ação é uma iniciativa da Fundação Thiago Gonzaga em parceria com o Detran/RS, Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, e Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretária Municipal da Juventude. Ficarão iluminados por 10 dias o Palácio Piratini, o Museu Iberê Camargo, a Usina do Gasômetro, a Prefeitura Municipal, o Mercado Público e o Monumento ao Laçador.
A PUCRS também demonstrou seu engajamento iluminando seis prédios da universidade: Espaço Vida Urgente (prédio 8), Parque Desportivo, prédio 50, pórtico, chafariz e biblioteca. Em Carazinho foram iluminados o Colégio La Salle e a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Santana do Livramento, o Obelisco da Paz, na fronteira com o Uruguai, e em Veranópolis o pórtico de entrada da cidade.