Comunicação Vida Urgente
A Fundação Thiago Gonzaga está no México a convite do governo do país para participar da Semana de La Seguridad Vial. O programa Vida Urgente foi representado por sua diretora institucional, Ana Maria Dall’Agnese, no ato de lançamento da Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020, no dia 11 de maio. Ao todo 15 países iberoamericanos e do Caribe foram convidados para a cerimônia. O Brasil marcou presença através da participação da Fundação, que apresentou seu trabalho em um painel do Encuentro de Buenas Practicas En Seguridad Vial.
O evento reúne instituições públicas, privadas, e sociais para a troca de conhecimentos sobre melhores práticas para a segurança no trânsito. Nos dias 12 e 13 de maio o Vida Urgente participou do Segundo Encuentro Iberoamericano y del Caribe sobre Seguridad Vial, palestrando no painel Comportamiento Seguro de Los Usuarios de las Vialidades – Lá Participácion de La Sociedad Civil.
No lançamento da Década estiveram presentes o diretor de Prevenção da Violências e Lesões da OMS, Etiene Krug, do presidente da Fundação FIA, Carlos Macaya, do secretário de Comunicação e Transporte do México, Dionisio Pérez Jácome, além de ministros de estados e convidados especiais.
A vice-presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Julie Katzman, afirma que o banco quer apoiar as instituições que passam das boas intenções para a prática de segurança no trânsito. “Hoje as questões relacionadas ao trânsito não são mais problemas de governo, mas de todos nós”, destaca.
“O que quer a ONU com esta Década?”, questiona o secretário de saúde do México, José Angel Córdoba. “Quer convocar a comunidade internacional a fazer ações diante desta violência que é o transito e que passa despercebida, pois estamos tratando da primeira causa de morte de jovens”, comenta ele.