Comunicação Vida Urgente
Pequenas ações fazem grande diferença quando se fala em segurança no trânsito. Pensando nisso, a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga realiza neste dia 18 de setembro, ação de intervenção urbana em faixas de pedestre durante a Semana Nacional de Trânsito. Inspirada em projetos existentes em cidades como Londres, Inglaterra, a ação coloca o pedestre em situação de protagonista de sua segurança, estimulando que tenha atenção e cuidados adequados quando for realizar uma travessia.
“Sabemos que muitos atropelamentos são causados pela imprudência dos motoristas e pela desatenção dos pedestres. Os jovens, muitas vezes, circulam com seus fones e nem sempre ouvem os ‘sons’ do trânsito. A sinalização alternativa é uma forma de chamar atenção para o momento da travessia.”, destaca Diza Gonzaga, presidente da Fundação.
A sinalização de “olhe para a direita”, “olhe para a esquerda”, e “olhe para os dois lados”, de acordo com o fluxo de veículos da via será feita de forma experimental em cruzamentos próximos à sede da Fundação, no bairro Menino Deus. A intenção é promover uma ação simples e de baixo custo que posteriormente pode ser adotada pelo município como sinalização permanente, especialmente nos principais pontos de travessia e em locais como corredores de ônibus.
Complementando a intervenção urbana, no dia 18, entre às 15:00 e 18:00, equipes de voluntários Vida Urgente realizarão ações de conscientização nos locais sinalizados.