Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos aproximadamente 1,25 milhão de pessoas perdem a vida no trânsito e cerca de 50 milhões ficam com sequelas permanentes. Cabe salientar que o trânsito é a principal causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos no mundo.
 
Nas cidades, muitos destes acidentes com vítimas fatais acontecem à noite e nas madrugadas, no horário em que a probabilidade da combinação de bebida e direção é maior. Para impactar positivamente na realidade do trânsito em Porto Alegre, a Fundação Thiago Gonzaga e a Uber uniram esforços em uma parceria que visa reduzir a mistura de bebida e direção e contribuir para a segurança e a preservação da vida no trânsito.
 
Com o objetivo de avaliar o impacto dos aplicativos de transporte na vida dos jovens, a Fundação, com o apoio da Uber, desenvolveu o Relatório Mobilidade e Juventude. Entender o perfil, hábitos de lazer, a escolha dos meios de locomoção, percepção sobre as campanhas de conscientização e estabelecer uma análise do comportamento dos jovens no trânsito, e no que se refere à mistura de bebida alcoólica e direção são alguns dos objetivos específicos explorados na pesquisa.
 
A pesquisa foi desenvolvida no segundo semestre de 2017, pelo Núcleo de Tendências e Pesquisa do Espaço Experiência – FAMECOS/PUCRS.