Jéssica Goulart/Comunicação Vida Urgente
“O oitavo Fórum Vida Urgente será de renovação. O tema é novo e importante, pois debate um dos maiores questionamentos do jovem e precisa ser abordado”, comenta a estudante de 15 anos do colégio João Paulo I Sophie Moreau.
Com o tema da próxima edição definido, “Liberdade X Maturidade: Que jovem é esse?”, o Fórum Vida Urgente vai tomando forma e ganhando a força e a mobilização do Conselho da Juventude, dos voluntários e das instituições. A oitava edição do evento acontece no dia 26 de outubro no colégio La Salle Dores, em Porto Alegre, com a presença estimada de 700 alunos de diversas escolas do estado.
Estes jovens, símbolos do protagonismo juvenil, querem demonstrar que o senso comum está enganado ao afirmar que a juventude de hoje está alienada e é influenciada pelo que a sociedade a impõe. A presidente da Fundação Thiago Gonzaga, Diza Gonzaga, estimula o Conselho durante as reuniões. “Vocês entendem que voluntariado não é conversa fiada e são os protagonistas disto. Farão o Fórum Vida Urgente com a ‘cara’ de vocês e para vocês”, incentiva.
O professor Carlos Alberto Barcellos, idealizador do Fórum e voluntário do Vida Urgente, acredita no potencial desta juventude. “O Conselho amadureceu e está organizado e articulado para promover e construir o Fórum. Além disso, as instituições também estão conectadas e comprometidas com o evento”, comemora.