Camila Weinmann/Comunicação Vida Urgente
A presidente da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, Diza Gonzaga, está na Suécia para ampliar o conhecimento das medidas de educação para o trânsito de um dos sistemas mais seguros do mundo. A viagem proporcionada pelo 18º Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito – que a Fundação venceu com o programa Vida Urgente Espírito Santo – prevê painéis, visitas a museus, à sede da Volvo, a centros de controle de tráfego e de educação para o trânsito.
A vivência no país, que aplica uma política rigorosa de segurança viária, servirá para conhecer de perto uma experiência modelo da união entre o poder público e a sociedade civil organizada. O Governo Sueco promove desde 1997 o programa Visão Zero, que conta com a atuação da ONG Sociedade Nacional para a Segurança no Trânsito para mobilizar voluntários e uniformizar o discurso em todo o território nacional, com o objetivo de zerar as mortes e lesões graves por acidentes de trânsito.
Foi também um exemplo da parceria entre governo e sociedade civil que deu à Fundação a vitória na categoria geral nacional do Prêmio em 2010, entre 254 trabalhos inscritos, de 114 cidades e 19 estados. Somente nos primeiros dois anos de atuação no Espírito Santo, o Vida Urgente contabilizou cerca de quatro mil voluntários, de 52 cidades do estado, que contribuíram para reduzir em 18,6% o número de mortes no trânsito.
O Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito, além de destacar e premiar as melhores práticas nesta área, instrumentaliza as instituições ao apresentar uma referência de país onde os resultados já são vivenciados pela sociedade. A comitiva brasileira partiu no 24 de abril e sairá de Estocolmo no dia 3 de maio.