Camila Weinmann/ Comunicação Vida Urgente
Geração: Linhagem, ascendência, genealogia. Qualquer fase necessária para manter a sobrevivência de uma espécie. Uma etapa da descendência natural que deve ser seguida por outra…
Há 15 anos começavam os trabalhos da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga e no dia 20 de maio de 1996 nascia o programa Vida Urgente, um ano depois que Thiago se foi. De lá para cá já é uma geração formada com acesso a uma nova cultura: a aposta incansável na educação para transformar e salvar vidas. Uma etapa da descendência natural se completa e outra se inicia agora.
Para marcar os 15 anos do seu lançamento, o Vida Urgente reuniu mais de 50 voluntários de várias gerações em uma ação do primeiro projeto criado pela Fundação: a Madrugada Viva. Na sexta-feira, 20 de maio, a equipe percorreu bares, restaurantes e casas noturnas de Porto Alegre conversando com quem se divertia e dando dicas para garantir a sobrevivência e a vinda de novas gerações, conscientes do seu papel na construção de um trânsito mais humano e seguro.
Os voluntários se encontraram às 21h na Fundação Thiago Gonzaga, onde foram recebidos e orientados pelo pai de Thiago, o professor Régis Gonzaga. Às 22h o grupo embarcou no ônibus da Carris conduzido pelo mesmo motorista da ação que deu início à parceria com a empresa.
As abordagens começaram na Calçada da Fama, na rua Padre Chagas. Em seguida o grupo partiu para a Cidade Baixa e a blitz ocorreu na rua Lima e Silva, para lembrar o público que diversão e segurança podem – e devem, sempre – andar juntas! No final da ação os voluntários fizeram abordagens no MC Donald’s da Silva Só, onde tiveram um momento de confraternização pelo aniversário do Vida Urgente.