Camila Weinmann/ Comunicação Vida Urgente
“Na guerra do trânsito os veículos são como armas. Se um carro pode ser comparado a um revólver, os caminhões equivalem a uma bomba atômica, tamanho o estrago que podem causar.” Com esta analogia a presidente da Fundação Thiago Gonzaga, Diza Gonzaga, defende a importância de trabalhar a educação para o trânsito junto aos chamados “gigantes da estrada”. E é para isto que existe o programa Transportadora da Vida, que realizou nos dias 7 e 8 de julho a sua segunda capacitação de 2011.
Quase 100 colaboradores de 33 empresas aderidas ao programa participaram das atividades, na sede da Fundação. As transportadoras assistiram a palestras, espetáculos teatrais e uma apresentação do Coral Vida Urgente, além de conhecer a experiência da vencedora da edição 2010, a VBR Logística, de Rio Grande. No final os grupos foram convidados a criar e realizar ações voltadas às suas comunidades.
O programa Transportadora de Vida é uma certificação de qualidade com reconhecimento nacional, realizada em parceria com o SETCERGS (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Rio Grande do Sul). As edições anuais analisam a preocupação e o investimento das empresas transportadoras de cargas em segurança no trânsito. Indústrias embarcadoras já estão incluindo em seus critérios de seleção a exigência do selo de Transportadora da Vida.