comunicação > artigos > ver na íntegra
Reprodução
02/10/2020
Voto Pela Vida - Carta da Juventude Rede Leonardo Da Vinci

No "Workshop Vida Urgente - Mobilidade e Cidadania", jovens voluntários da Rede Leonardo Da Vinci escreveram uma carta aos candidatos e candidatas à prefeitura de Porto Alegre.

Esta é a voz da juventude Vida Urgente: 

Nós, alunos dos Colégios Leonardo da Vinci- Alfa e Leonardo da Vinci- Beta, vimos por meio desta declaração, clamar pelas necessidades mais básicas relativas à mobilidade urbana que nós, jovens, percebemos como carentes em nossa cidade. Muitas vezes, visto como problemático, irresponsável e imprudente, o jovem é, na maioria das vezes, o mais mal-visto usuário do sistema viário. Acidentes de trânsito são a principal causa de morte de jovens entre 15 e 22 anos pelo mundo. Será o jovem realmente o problema do sistema viário? A verdade é que atualmente, o sistema viário é inseguro e está nos deixando na mão. Precisamos de soluções e segurança. Precisamos de mudanças que valorizem a vida.

Em concordância com a Declaração Global da Juventude pela Segurança no Trânsito e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, faremos nossa voz ser ouvida. Pressionaremos governos pela aplicação de melhores leis de segurança viária, modais não-motorizados de qualidade e melhor atendimento de emergência. Convocar uma nova meta de redução pela metade dos casos envolvendo mortos e feridos nas estradas até 2030. Exigiremos uma representação mais significativa dos jovens na tomada de decisões relacionadas à segurança no trânsito. Lutaremos pelo direito das mulheres de circularem com segurança e pela busca da igualdade de gênero. Defenderemos mais segurança viária nos entornos escolares. Promoveremos uma conscientização de jovem-para-jovem que ressalte a importância de observarmos as regras de segurança no trânsito. Pressionaremos governos a colocar os mais vulneráveis no trânsito em primeiro lugar no planejamento urbano. Influenciaremos os líderes locais dos setores público e privado a investir na sustentabilidade de uma infraestrutura, veículos e usuários mais seguros. Defenderemos um transporte seguro, sustentável, limpo e verde.
 
Declaramos, portanto, que nos manteremos cobrando estes tópicos em futuras eleições, pelo nosso direito à vida que é imutável e exigiremos, independente de viés ideológico.
 
Para nós, jovens da Rede Leonardo Da Vinci, vidas são muito mais que apenas estatísticas. Não queremos que as ruas e avenidas de Porto Alegre matem nosso sonhos. Tudo que queremos é VIVER.