comunicação > artigos > ver na íntegra
Reprodução
19/09/2020
Semana Nacional de Trânsito
Todos os anos, entre os dias 18 e 25 de setembro, o Brasil promove a Semana Nacional de Trânsito, período em que se intensificam as ações de educação para o trânsito em todo o país. No Rio Grande do Sul, apesar da pandemia, não será diferente neste ano, com ações de conscientização que unirão órgãos estaduais, municipais e federais, dentro da ideia de que a mobilização integrada das diferentes esferas é a força capaz de acelerar a mudança de comportamento.
 
Além da tradicional semana que movimenta organizações da sociedade e órgãos de trânsito em todo o país, o mundo está prestes a ingressar em um novo período de mobilização a favor da vida no trânsito: trata-se da segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, instituída pela ONU, que vai de 2021 a 2030. A primeira década (20112020), que está findando, traz esperança para nós, gaúchos, pois a redução dos acidentes está acontecendo. Mas ainda temos muito a aprender. O Brasil, por exemplo, ainda não atingiu o objetivo estipulado. O índice de zero mortes é aquele que devemos perseguir. E não se trata de uma utopia ou de uma Década, muito menos de uma Semana. A luta pela vida no trânsito não tem prazo de validade definido. Por isso, a mobilização precisa ser contínua. A cidadania que esperamos ver em nossas vias passa por enxergarmos o trânsito como um espaço de relações que se dão essencialmente entre pessoas, interações muitas vezes fugazes, mas que podem deixar marcas indeléveis, boas ou ruins. Por isso, falar de trânsito é falar de vida!
 
Em nossas ruas, circulam vidas, e não máquinas. O trânsito é feito de pessoas, que têm família, afetos, sonhos, histórias. Esse espaço de convivência que faz parte do nosso dia a dia precisa ser saudável e harmônico, como uma boa relação. A chave para isso? A empada. Colocar-se no lugar do outro é um exercício que nos torna seres melhores em qualquer contexto. No trânsito, não é diferente. E que não seja por uma semana, nem por uma década. Que seja assim sempre. Vamos viver?
 
Diza Gonzaga
Criadora da Fundação Thiago Gonzaga e Diretora Institucional do Detran/RS
*Artigo publicado no jornal Zero Hora, em 19/09/20.