comunicação > artigos > ver na íntegra
Reprodução
21/03/2020
A Fragilidade da Vida
"A vida pode ser bela, boa, incômoda, desesperadora, pesada, difícil, aparentemente sem saída, ou plena de portas que, sendo abertas, vão mostrar caminhos". Esses versos de Lya Luft para o livro Gente Vida, da Fundação Thiago Gonzaga, não me saem da cabeça. Embora estejamos todos apreensivos com a pandemia, não quero aqui falar sobre o vírus, mas sim, sobre a "vacina" que começa a brotar da sociedade.
 
Parece que a terra, que já acendeu há tempo a luz amarela, resolveu passar para o alerta máximo: luz vermelha para a fragilidade da vida. Em 60 dias, a covid-19 se espalhou pelo mundo, infectando milhares de pessoas, deixando a todos vulneráveis e mostrando a dimensão coletiva e sem fronteiras que vivemos.
Enquanto pesquisadores buscam a vacina, a sociedade vem, aos poucos, (re)encontrando uma alternativa: a prevenção. Muitas vezes tratamos o problema somente depois que ele já se instalou e esquecemos que é na prevenção que está a saída para tantas situações.
 
Para combater esta pandemia, precisamos de união, solidariedade e empatia. Olhar para nossa família, mas também para aqueles que sequer conhecemos. Nossa resposta coletiva é que será capaz de impedir o crescimento dessa pandemia.
 
Se diminuirmos a circulação pelas ruas e ficarmos atentos aos hábitos de higiene, vamos colaborar para que o vírus não se propague, permitindo que os hospitais estejam preparados para receber quem realmente precisa. A reflexão - e ação - que se faz necessária é sobre a nossa organização social, sobre o real significado de empatia e solidariedade.
 
Apesar de ser um momento difícil, achar o lado bom é fundamental. Acompanhando os diferentes movimentos para enfrentarmos o coronavírus, renovo minhas esperanças no ser humano e na nossa capacidade de cuidarmos uns dos outros. Um caminho que depois desta crise precisa continuar...
 
A pandemia está sendo uma oportunidade para aprendermos que estamos muito mais conectados uns aos outros do que imaginamos. O momento pede cautela e cuidado para que possamos, juntos, superar o coronavírus e outras tantas "doenças", tendo a VIDA como grande prioridade.
 
Diza Gonzaga
GaúchaZH, 21 de março de 2020