comunicação > artigos > ver na íntegra
11/07/2003
"Quanto vale uma vida?" - Publicado na Revista Conexão Social Nº 11

Não raro assistimos estudos que quantificam o preço que o nosso país paga pelos acidentes de trânsito, trabalhos de toda a ordem falam dos custos com tratamentos das seqüelas, dos danos materiais e até com a perda da mão de obra, muitas vezes extremamente qualificada. Essa é mais uma forma de tentar chamar a atenção das autoridades, da iniciativa privada e até da população em geral sobre a gravidade das tragédias no trânsito brasileiro.

 
Para nós da Fundação Thiago Moraes de Gonzaga, as estatísticas têm rosto e por traz destas tragédias um preço muito alto a se pagar. O preço da saudade. Desde que o meu filho Thiago foi borboletear para longe de nós passei a dar um novo significado para esta palavra. Antes eu sentia saudade quando ele, a Larissa, que na época do acidente estudava em Pelotas, a Carol, o Vicente, o Gerson, a Paula, alguém da família não estava em casa, sentia saudade quando viajava a trabalho. Hoje, vejo que Saudade é o que sinto dele, que não vejo, não escuto a voz ou toco, saudade de suas brincadeiras, dos planos, da presença. Saudade do que não vivi com o Thiago, dos seus 20 anos...
 
Sei que isso não é só comigo, outros pais sentem o mesmo. Quando a Princesa Diane morreu na carona em um acidente de trânsito como o Thiago, o mundo se comoveu, e eu pensei... o Thiago para mim era mais que um Príncipe, quantas coisas poderia ter realizado, quão importante teria sido para Porto Alegre, para o Rio Grande do Sul, o Brasil ou o Mundo, mãe sempre acha o filho o máximo. O certo é que o acidente me deixou uma única coisa a fazer: Lutar até o fim da minha vida, para que outros jovens não tenham de partir quando o que mais querem é viver, e por mais que eu tente calcular, por mais que eu tente quantificar e por mais que eu tente dimensionar, essa SAUDADE que eu carrego em meu peito é algo inigualável, incalculável e a VIDA do meu belo e jovem Thiago não tem preço. E a luta para acabar com essas frias estatísticas é URGENTE.
 
Talvez os números, as cifras astronômicas que são gastas com os acidentes de trânsito impressione autoridades, dirigentes de nosso país, mas para os pais que viram sonhos interrompidos, elas são apenas um detalhe.
 
Diza Gonzaga – Presidente da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga