Camila Weinmann / Comunicação Vida Urgente
A responsabilidade pela vida de quem nos presta um serviço está também nas nossas mãos. E os números revelam um cenário trágico. No Brasil, onde as motocicletas representam 20% do total da frota de veículos, os motociclistas estão envolvidos em mais de 40% dos acidentes. E com motos as lesões são dez vezes mais letais. Para preservar a vida das principais vítimas desta verdadeira carnificina, a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga apresenta a nova campanha do projeto Moto Vida, voltada aos motoboys. O Vida Urgente aposta na conscientização das três pontas do serviço de telentrega: profissionais, empresas e os próprios consumidores.
Para esta cruzada em defesa da vida daqueles que muitas vezes têm sido tratados como vilões no trânsito, a Fundação conta com a parceria da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da IV Região (Amatra). Com o conceito “Entrego encomendas, mas não entrego a minha vida”, as peças gráficas lembram o público de que o que circula no trânsito são vidas, e não máquinas. “Quando pedem urgência nas suas entregas, os usuários do serviço também se tornam responsáveis pelos alarmantes números de acidentalidade e imprudências cometidas pelos motoboys”, afirma a presidente da Fundação, Diza Gonzaga.
Uma entrega especial feita pela presidente da Fundação, Diza Gonzaga, e pelo presidente da Amatra, juiz Marcos Fagundes Salomão, marcou o lançamento da campanha no dia 29 de março. A apresentação, em fevereiro, contou com a presença do Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Luiz Carlos Ziomkowski, da chefe da divisão de educação para o trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS), Laís Silveira, do presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Valderlei Cappellari, e de representantes de sindicatos da categoria, empresas de telentrega e contratantes do serviço.
Interessados em fazer parte do projeto podem entrar em contato pelo telefone (51) 3231-0893 ou pelo e-mail vidaurgente@vidaurgente.org.br. A campanha publicitária foi criada por alunos de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS e finalizada pelo Espaço Experiência.
Fique atento nas dicas:
– Na hora de pedir uma telentrega, comprometa-se com a vida
– Planeje seus pedidos, não exija rapidez
– Em dias de chuva e à noite, faça seu pedido com antecedência
– E lembre-se: no trânsito o bom senso e o respeito ao outro é que devem prevalecer