Schariane Kozak/FTMG
A estudante do curso de psicologia da PUCRS, Lívia Vigil, foi a vencedora do concurso cultural “Viver é…”, promovido pelo Vida Urgente durante o Stand de Calouros do primeiro semestre de 2010. O prêmio foi entregue por voluntários da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga – FTMG na tarde da última terça-feira, 20, acompanhado de um pequeno coquetel, especialmente para a turma de Lívia.
A estudante não escondeu a alegria ao receber o resultado. “Não esperava. Fui convidada por uma amiga, e também voluntária da Fundação, para participar do concurso e escrevi o que realmente significa Viver para mim. Quando ligaram para dizer que eu estava entre os 10 finalistas, mobilizei minha família e meus amigos para votarem”, diz Lívia. Para ela, foi uma experiência muito significante: “Conheço um pouco e admiro o trabalho realizado pelo Vida Urgente. Fiquei realmente feliz de ter participado e ganho o concurso”.
Ações como essa têm o objetivo de convidar as pessoas a refletir sobre a Vida e se juntarem à causa da valorização e preservação do nosso bem mais precioso. E um exemplo de que elas verdadeiramente funcionam é o estudante de geografia da PUCRS, Mauro Rafael de Castro, que foi vencedor do concurso no primeiro semestre de 2009 e hoje é voluntário do Vida Urgente. “Quando participei, procurei me informar mais sobre a FTMG e resolvi colaborar com essa luta tão importante contra a violência no trânsito”, conta.
O concurso “Viver é…” já virou tradição na PUCRS. No começo de cada semestre, durante o Stand de Calouros, o Vida Urgente pede para os estudantes definirem o que representa Viver para cada um. Nas palavras de Lívia Vigil, Viver é:
“Se jogar na intuição e desligar o despertador. É preocupar-se menos e amar mais. É desprender-se da futilidade e valorizar mais a família. Viver é fazer o bem, e sentir-se bem com isso”. (Lívia Vigil – Estudante de Psicologia)