Brenda Parmeggiani | Comunicação Vida Urgente
Em mais de 20 anos de trabalho, a atuação da Fundação Thiago Gonzaga baseia-se em três eixos: Engenharia, Esforço Legal e, principalmente, Educação – para mudança de cultura, para construção de cidadania. Afinal, para a Fundação, o trânsito é mais que uma questão de departamentos ou secretarias de trânsito; é uma questão de saúde pública e, mais ainda, de educação.
Nessa linha, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e o Detran-RS lançaram nessa quarta-feira, dia 18 de setembro, um projeto que valoriza a educação: a Escola Pública de Trânsito.
“É uma escola de vida. Esta escola, com certeza, vai salvar muitas vidas. É através da educação que vamos tirar o Rio Grande e o nosso país desse ranking da morte e da violência no trânsito”, explica Diza Gonzaga, criadora da Fundação e atualmente diretora institucional do Detran-RS.
Durante o evento de lançamento, o governador Eduardo Leite relembrou sua trajetória como voluntário Vida Urgente e sua relação com a defesa da vida no trânsito: “Com 15 anos, como voluntário do Núcleo Vida Urgente em Pelotas, esta foi uma das primeiras causas com as quais eu me envolvi. Então, me emociona muito dar essa grande contribuição para que a gente possa humanizar o trânsito e proteger a vida”, conta.
Para a Fundação, este é um importante passo na mudança de cultura em nosso estado, uma grande conquista para o Rio Grande.
“Mudarmos a vida para melhor é deixarmos a vida em destaque, que foi sempre algo que eu aprendi com a Diza e com a Fundação Thiago Gonzaga. Mais do que o combate à morte, é valorizar a vida, é despertar nas pessoas o seu senso de responsabilidade”, conclui o governador Eduardo Leite.