Camila Weinmann/ Comunicação Vida Urgente
Em uma iniciativa inédita no Brasil, os hospitais de Porto Alegre passarão a adotar como procedimento de rotina verificar as condições de transporte dos bebês na saída da maternidade. A ação, que agora conta com o apoio efetivo do Sindicato dos Hospitais de Porto Alegre (SINDIHOSPA) faz parte do projeto Cadeirinha: a segurança do seu filho está em suas mãos, realizado pela Fundação Thiago de Moraes Gonzaga em parceria com o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS).
O objetivo é reforçar o papel das instituições de saúde como referência em prevenção de acidentes de trânsito, pois devem ser responsáveis por seus pacientes até a saída de suas dependências. Por isso, profissionais da área materno-infantil dos hospitais serão capacitados para tornarem-se multiplicadores da conscientização dos pais e familiares sobre o uso correto de dispositivos de segurança.
Com o apoio da Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Rio Grande do Sul (SOGIRGS), os obstetras gaúchos também são convidados a participar da campanha, orientando as gestantes sobre a importância de usar a cadeirinha. O projeto A segurança do seu filho está em suas mãos visa garantir a proteção das crianças com o uso de dispositivos de retenção adequados ao tamanho e idade, desde o nascimento.
Informações importantes:
– 2 mil crianças perdem a vida em acidentes de trânsito a cada ano
– 10 mil crianças são hospitalizadas com traumas de trânsito anualmente
– A maioria dos acidentes ocorrem em trajetos curtos e velocidades baixas
– 60% dos acidentes graves ocorrem em menos de 30 minutos de passeio
A boa notícia é que, com o uso da cadeirinha, a chance de sobrevivência é de 71%. Ela reduz em 69% a necessidade de hospitalização de crianças de até 4 anos.