Comunicação Vida Urgente
A Fundação Thiago de Moraes Gonzaga participou do lançamento do livro “Cultura de Segurança no Trânsito – Casos Brasileiros”, de autoria do especialista e consultor de segurança no trânsito, J. Pedro Corrêa. A presidente da Fundação, Diza Gonzaga, foi mediadora na palestra do autor durante o 1º Congresso Internacional de Comércio Exterior e Logística, que integrou a 15ªTransposul, realizada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (Setcergs).
O livro reúne organizações que tiveram resultados efetivos para a melhoria e disseminação da cultura de segurança no trânsito. Entre os cases retratados está a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, mostrando o trabalho de mobilização de jovens voluntários de em ações em prol da vida e contra os perigos do trânsito.
Para o autor, a obra apresenta exemplos que sirvam de inspiração e até mesmo possam ser copiados. “A qualidade da educação no Brasil ainda deixa a desejar. Nos falta civismo e respeito, e isso reflete diretamente no trânsito. Portanto, acredito que é fundamental disseminar práticas que estimulem a cultura da segurança no trânsito para diminuir a distância que nos separa dos países desenvolvidos. Temos um longo caminho pela frente, mas, na minha opinião, o país está pronto para essa virada”, afirma J. Pedro Corrêa.
Transportadora da Vida na 15ª Transposul
O Programa Transportadora da Vida, desenvolvido em parceria entre a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga e Setcergs, esteve presente na 15ª Transposul. O evento, voltado para empresas de carga, teve um espaço para falar da preservação e valorização da vida. Os voluntários das transportadoras conversaram com os participantes no estande do Setcergs.
Lançado em maio de 2006, o Transportadora da Vida tem como objetivo desenvolver nas empresas participantes políticas de prevenção e segurança no trânsito em seus processos administrativos, de treinamento e desenvolvimento dos seus colaboradores. Como reconhecimento a efetividade do programa, indústrias embarcadoras de cargas estão incluindo em seus critérios de seleção a exigência do selo Transportadora da Vida, pois buscam associar aos seus produtos empresas responsáveis em seus setores e negócios.