Comunicação Vida Urgente
A Fundação Thiago de Moraes Gonzaga e o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (Setcergs) realizaram no dia 11 de junho, o 1º Encontro Técnico do Programa Transportadora da Vida da Edição 2013.
Para a presidente da Fundação, Diza Gonzaga, as transportadoras têm significativo papel na redução dos acidentes de trânsito. “Assim como algumas empresas embarcadoras já estão incluindo em seus critérios de seleção a exigência do selo Transportadora da Vida, acreditamos que em um futuro próximo esta certificação seja um requisito indispensável na contratação de serviços de transporte de carga.”
Cerca de 60% do transporte de carga no Brasil é rodoviário. Por esta razão, a Fundação e o Setcergs desenvolvem o Transportadora da Vida. O programa tem como objetivo desenvolver nas empresas participantes políticas de prevenção e segurança no trânsito em seus processos administrativos, de treinamento e desenvolvimento dos seus colaboradores.
Mesmo a frota de caminhões do Rio Grande do Sul sendo cerca de 85% menor que a de automóveis, só nos primeiros quatro meses de 2013 eles estiveram envolvidos em 15% dos acidentes fatais. Estes dados ressaltam a importância do programa, que analisa, fomenta e capacita as empresas para o investimento das transportadoras em ações de valorização da vida.