Camila Weinmann/ Comunicação Vida Urgente
Qual o papel da escola na construção de uma sociedade mais humana e segura? Se trânsito é uma questão de educação, que passa pela conscientização de pais e professores, o Colégio Leonardo da Vinci Alfa parece ter compreendido por completo a sua responsabilidade. A mostra de artes Valorização da vida: o artista na escola apresentou a visão dos estudantes sobre o futuro em trabalhos de música, teatro e artes plásticas.
O projeto existe desde o ano passado e, em 2011, adotou o tema Em 2020 quero viver. A abordagem, inspirada na campanha do Vida Urgente para a Década de Ação pela Segurança no Trânsito, estimula os estudantes a projetarem como desejam que estejam suas vidas, a sociedade e o trânsito no ano de 2020. “A escola também precisa ser um lugar para sonhar e imaginar o que queremos da vida”, destaca a professora idealizadora da mostra, Patrícia Costa.
Na manhã do dia 20, uma blitz recepcionou os familiares, que se emocionaram ao conhecer a obra de arte dos filhos. Eles trabalharam colagens, maquetes, grafite e outras técnicas, tendo a Borboleta Vida como elemento principal. Os pais foram convidados a acompanhar os alunos na pintura de mini-borboletas adesivas personalizadas e a produzir papiros com a frase “Em 2020 quero viver…” completada com os sonhos de cada família.
No encerramento, os estudantes mandaram sua mensagem de preservação da vida no trânsito com esquetes teatrais e paródias musicais que arrancaram risos e aplausos da plateia. E o grito de guerra da Fundação Thiago Gonzaga garantiu um desfecho cheio de energia para as atividades da manhã de sábado.