Schariane Kozak/FTMG Nessa campanha, a atenção está voltada para dentro dos Campi da PUCRS e pretende despertar a boa convivência entre motoristas e pedestres, mesmo no ambiente da Universidade. “Mão única pela Vida” espera conscientizar alunos, professores, funcionários e outros frequentadores para respeitarem placas e outras sinalizações, como um exercício de preservação da vida.
Juntamente com o lançamento da campanha, comemora-se outro acontecimento especialmente importante para os alunos da Famecos: o aniversário da parceira entre a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga e o Espaço Experiência. Há exatamente um ano, os alunos do Espaço passaram a desenvolver campanhas publicitárias e prestar serviços de comunicação a um cliente real e especial que, além de mobilizar diversos públicos em todo o Brasil, trabalha em defesa do maior bem que existe: a Vida.
O reitor Joaquim Clotet sente-se contente em ver o Espaço Experiência engajado não só na educação dos alunos, mas ciente da responsabilidade especial pela vida. “A PUCRS está interessada em formar bons profissionais e bons cidadãos, e bons cidadãos respeitam a vida”, salienta. Igualmente satisfeita, a Pró-Reitora Jacqueline Poersch Moreira parabenizou a campanha: “Sempre que é promovida uma ação, procura-se incluir os alunos. Tê-los na criação, então, é uma satisfação enorme”.
A proposta de fazer uma parceria com o Espaço Experiência surgiu depois que estudantes do último ano de Publicidade e Propaganda receberam a incumbência de criar uma campanha para o Vida Urgente, como trabalho de conclusão de curso. Diza Gonzaga, presidente da Fundação, e seus colaboradores, ficaram tão satisfeitos com os trabalhos que não pensaram duas vezes em dar continuidade. “Foi automático. Como o público-alvo do Vida Urgente são os jovens, a linguagem usada pelos estudantes é a mesma, o que facilita a receptividade. E enquanto o mercado já está cheio de produzir este tipo de campanha, na faculdade é tudo novo e é possível criar sem policiamento”, ressalta Diza.
A retrospectiva feita após um ano de trabalho permitiu concluir que a parceria só veio a acrescentar e trouxe excelentes resultados tanto para o Espaço, quanto para a Fundação. Os estudantes da Famecos sabem da importância de ter um cliente reconhecido, como o Vida Urgente, no portfolio. “Pra mim, não existe sensação mais gratificante e emocionante, do que enxergar circulando pelas ruas o meu empenho e dedicação impressos nas peças que criei para a Fundação”, conta Nathalia del Valle, estagiária do núcleo de criação do Espaço Experiência.
Para a diretora da Faculdade de Comunicação da PUCRS, Mágda Cunha, a parceria proporciona um aprendizado duplo aos estudantes. “É de extrema importância realizar, já na faculdade, um trabalho profissional que exige toda a responsabilidade e dedicação dos alunos. Além disso, a causa do Vida Urgente atinge diretamente o nosso público, e o trabalho conjunto do Espaço Experiência com a FTMG é mais um importante elemento de conscientização”, afirma.