Comunicação Vida Urgente
O curso de Publicidade e Propaganda da ESPM Sul firmou parceria com a LZ Comunicação Visual e com a Fundação Thiago Gonzaga para que os alunos da instituição desenvolvam campanhas voltadas à mídia externa com a veiculação de um outdoor por mês nas ruas de Porto Alegre. O mote será o apoio às causas sociais. O projeto tem como objetivo valorizar a mídia exterior, qualificar a formação dos alunos da instituição para este meio de publicidade e dar visibilidade as produções.
Os alunos da unidade serão informados sobre os briefings mensalmente e se inscreverão para participar de uma competição que terá avaliação de professores, profissionais do mercado e da LZ Comunicação Visual. Os briefings adotados estarão sempre vinculados à Responsabilidade socioambiental. O primeiro deles já foi passado pela Fundação Thiago Gonzaga, e devido ao período de férias na instituição foi realizado pelos alunos da agência de comunicação e design Jr. (co.de), da ESPM Sul. Os próximos briefings contemplarão todos os alunos.
Os alunos vencedores foram Victor Gyurkovitz e Júlia Gerhardt. Na próxima segunda-feira, 5 de agosto, o projeto selecionado já ganhará as ruas da cidade. Para a dupla escolhida a experiência foi marcante. “Acho que o mais legal e gratificante de participar de um trabalho em conjunto como este é ser escolhido pela Fundação Thiago Gonzaga. É participar de forma simples, fazendo uma pequena parte, de toda esta ação social e seus valores. É muito bom fazer parte de tudo isto”, afirmou Victor que cursa o 4° semestre do curso de Publicidade e Propaganda na unidade.
Para Júlia participar do projeto foi muito importante para os alunos da ESPM Sul. “Trabalhar com a questão da responsabilidade no trânsito foi gratificante porque sabemos que muitos jovens não têm consciência deste problema. Ao participarmos alertamos nossos amigos, que por sua vez, começaram a divulgar esta mensagem também”.
De acordo com o diretor do curso de Publicidade e Propaganda, Alessandro Souza, a mídia exterior segue muito valorizada, conforme último relatório InterMeios, por isso “além de preparamos nossos alunos, apoiaremos causas sociais que serão as temáticas dos briefings mensais”, destacou.
Para a presidente da Fundação Thiago Gonzaga, Diza Gonzaga, a parceria tem um significado especial. “Para nós, da Fundação, que acreditamos que a problemática do trânsito é uma questão acima tudo de educação é muito importante termos uma parceria com uma Escola como a ESPM Sul. Isto só reforça nosso trabalho para mudarmos esta cultura e agirmos preventivamente”.
Segundo o diretor comercial da LZ Comunicação Visual, Marcus Zanetello, com a aprovação da Lei Cidade Limpa em São Paulo há quase sete anos, gerações de publicitários que saíram das universidades e ingressaram nas agências não tiveram nenhum contato com mídia exterior, entre elas, a mais consagrada que era o outdoor na capital paulista.
O projeto em parceria com a ESPM Sul e a Fundação Thiago Gonzaga surgiu a partir da conclusão de que o nível de criação para mídia exterior em geral, é muito fraco. “Geralmente se utiliza o anúncio de jornal e se adapta ao outdoor ou busdoor, etc”. E complementa: “Temos a certeza que a partir da liberdade de criação, sem uma pressão do dia a dia, vamos ter ótimas surpresas e muita dificuldade para a escolha de uma peça por mês para veiculação”.
Créditos: Simone Ávila