Comunicação Vida Urgente
Um olhar atento para a participação social na construção de um trânsito mais cidadão. Este foi o destaque da 75ª reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito, realizada nos dias 30 de junho e 1º de julho em Porto Alegre. Duas organizações não governamentais foram convidadas a apresentar sua expertise para incentivar o envolvimento da sociedade: Fundação Thiago Gonzaga e Criança Segura do Brasil.
A presidente da Fundação, Diza Gonzaga, apresentou o programa Vida Urgente no painel Década para a Segurança no Trânsito. “Considero um avanço a presença da sociedade civil para discutir esse tema, que para nós é uma questão de comportamento”, afirma, destacando a importância de construir parcerias entre os poderes público e privado.
O encontro propõe a criação de redes de atuação para mobilizar a sociedade nos municípios e estados. O objetivo é discutir melhorias técnicas e legislativas para o transporte urbano no país, tratando de questões como transporte, mobilidade urbana e tecnologia. Além de uma questão de engenharia, educação e esforço legal, o Fórum apresenta novas abordagens para o trânsito, como comportamento, saúde pública e meio ambiente.
Para a diretora institucional da Fundação, Ana Maria Dall’Agnese, quando se fala em educação para o trânsito as intervenções devem ser locais, mas as ações precisam ser globais. “Cada vez mais as pessoas entendem que o trânsito é uma relação social, e que de nada adianta termos boas condições de tráfego se não produzirmos o resultado esperado por todos: a preservação da vida e da integridade”, comenta.
A reunião também abordou o tema “Frota para 2014 e alternativas de combustíveis” e foi encerrada com uma visita técnica à fábrica de Neobus, em Caxias do Sul. Participaram secretários e dirigentes de transportes e trânsito de capitais e metrópoles regionais de todo o país.
Quem esteve presente
– Secretário nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, Luiz Carlos Bueno de Lima,
– Diretor geral interino do Denatran, Orlando Moreira da Silva
– Presidente da ANTP, Ailton Brasiliense Pires
– Presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigente Públicos de Transporte Urbano e Trânsito, Ademar Gondim
– Prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti
– Diretor presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari
– Presidente da Trensurb, Humberto Kasper
– Secretário Municipal de Transporte e Mobilidade de Canoas, Luiz Carlos Bertotto
– Coordenadora nacional da ONG Criança Segura, Alessandra Françoia