Brenda Parmeggiani | Comunicação Vida Urgente
A EPTC deve entregar até agosto um parecer técnico sobre a utilização e a circulação dos patinetes elétricos em Porto Alegre à prefeitura. Nesse processo, a Fundação Thiago Gonzaga, em conjunto com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul, entregou ao secretário extraordinário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Mata Tortoriello, o seu posicionamento a respeito do tema.
Por se tratar de uma situação bastante recente, as cidades por todo o mundo estão tentando entender a melhor forma de integrar o novo meio de transporte ao seu dia a dia, com segurança. No documento, a Fundação e o IAB-RS destacam algumas das suas principais preocupações e sugestões, como a circulação dos patinetes apenas em ciclovias e ciclofaixas, a criação de pontos georreferenciados para não obstruir calçadas, o incentivo ao uso dos capacetes, entre outras questões. Além da educação e conscientização para um trânsito mais humano e seguro, o acompanhamento e a influência em políticas públicas são parte importante do trabalho da Fundação.
Para ler a carta “Patinetes e a sua Utilização como Meio de Transporte na Cidade de Porto Alegre” na íntegra, clique aqui.