Vida Urgente de olho no futuro

Brenda Parmeggiani | Comunicação Vida Urgente

Vem o ano novo e a pergunta se repete: qual o objetivo para 2019? No caso da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, é crescer ainda mais e continuar a preservar a vida no trânsito.

Nesse sentido, a nossa proposta tem sido uma verdadeira imersão no Vida Urgente. A intenção é planejar o trabalho não só de 2019, mas também dos próximos cinco anos da Fundação. Pensando no futuro e com integrantes novos, temos trabalhado para desenvolver ainda mais a nossa equipe. “Fico muito feliz e empolgado de fazer parte deste momento da Fundação e de levar a borboleta do Vida Urgente no peito”, vibra Eduardo Bohn, um dos novos membros da instituição.

Esse processo de desenvolvimento e planejamento da Fundação inclui muita história – afinal, já são mais de 20 anos de atuação no Rio Grande do Sul e pelo mundo, dezenas de prêmios, milhares de voluntários e incontáveis ações em defesa da vida –, muitos ensinamentos, trocas e conversas. Dessa forma, reservamos um dia muito especial – que aconteceu em 24 de janeiro – para bater um papo com pessoas que, assim como nós, trabalham por um mundo melhor e para salvar vidas. A Julia Caon Froeder, o Pedro Amaral Reis e o Guilherme dos Santos Novak fazem parte do Global Shapers, um grupo internacional de jovens ligado ao Fórum Econômico Mundial. O hub de Porto Alegre conta com cerca de 30 pessoas e discute questões para melhoria da cidade.

Diversos temas foram abordados, como mobilidade, saúde pública e tecnologia – assuntos diretamente ligados à atuação da Fundação. O Pedro e o Guilherme – que trabalham com geografia e tecnologia, respectivamente – apresentaram à nossa equipe o “Mobilidade 360”, um projeto de realidade virtual que simula um trajeto de bicicleta pela Capital. Com um par de óculos de VR, o usuário experimenta as situações diárias pelas quais os ciclistas passam no trânsito de Porto Alegre. Diza Gonzaga, presidente da Fundação, participou da experiência e logo percebeu o potencial do projeto: “Esta é uma ferramenta educativa para ciclistas, pedestres e motoristas”. “Para mim, que cresci com o Vida Urgente e assisti aos teatros do projeto, é muito legal estar aqui e poder trocar experiências com vocês. É uma honra”, comemorou Guilherme.

Além da atuação como shaper, a Julia também é empreendedora. Ela criou a Franca, uma empresa que trabalha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU. Dos 17 objetivos lançados em 2015, pelo menos dois preveem metas relacionadas à segurança no trânsito – “Saúde e Bem Estar” e “Cidades e Comunidades Sustentáveis”. Por isso, ela compartilhou conosco a perspectiva dos ODS: “Podemos fazer muita coisa juntos”, concluiu. 

E, de quebra, tudo isso aconteceu na Casa Guandu, um bistrô sustentável no bairro Auxiliadora, com espaço para reuniões. O lugar tem a cara e os valores do Vida Urgente e não é por acaso: a Natália Leusin é nossa voluntária há mais de 10 anos. Começando com essa inspiração toda, 2019 será um grande ano na defesa pela vida.

Compartilhe

Outras publicações

Podemos superar perdas traumáticas somente através do luto? Ele nos...

Tomo a liberdade de convidar os leitores para visitarem goldenrod-grouse-612399.hostingersite.com....

Para toda mãe seu filho é especial. E comigo não...

Brenda Parmeggiani | Comunicação Vida Urgente Em quase 23 anos,...

Apoie nossa causa

O Vida Urgente é mais do que uma campanha de trânsito. É um conceito de preservação e valorização da vida.

Solicitar Borboletas pela Vida

Os campos marcados com asterisco ( * ) são obrigatórios.

Solicitar Teatro

Os campos marcados com asterisco ( * ) são obrigatórios.

Solicitar Palestra

Os campos marcados com asterisco ( * ) são obrigatórios.
Após preenchido o formulário retornaremos em até 72h.