Sonhos da Juventude

Na atualidade, a população jovem é a maior da história, um inevitável subproduto das elevadas taxas de natalidade observadas, principalmente, no mundo em desenvolvimento. Seria logicamente consequencial que o engajamento da juventude na política e em cargos administrativos importantes também fossem os maiores registrados até então, mas esses números, caro leitor, não fazem nada que não seja decepcionar.

Essa triste realidade não pode ser atribuída à falta de proatividade por parte da juventude – basta observar-se a faixa etária de voluntários Brasil afora -, mas sim por uma exclusão sistêmica perpetuada por grupos detentores de poder de decisão, numa tentativa de prolongar o status quo. À estas elites, é muito confortável o chavão: “os jovens são os herdeiros do mundo”, pois herança implica sucessão, não coexistência.

É apenas lógico que, quando discutindo a agenda da ONU para o ano de 2030 – uma data que é próxima, afetando todas as gerações -, a juventude seja inclusa devidamente nas discussões, algo que foi efetivamente alcançado nos dias 23 e 24 de setembro, no Youth SDG Summit. Uma série de palestras e discussões voltadas e efetivadas para e pela juventude, foram fundamentais para o entendimento de uma geração que viveu integralmente no mundo globalizado, logo encarando problemas comuns inseridos em paisagens diferentes. Uma questão, porém, é geral: a falta de representatividade jovem na gestão, seja ela pública ou privada.

Historicamente, é perceptível uma literal crise de sucessão – e identidade – durante transições geracionais. Na encruzilhada da história que nos encontramos, não podemos permitir que isso aconteça, uma vez que nossa capacidade de postergar a resolução dos entraves que nos preocupam esgota-se rapidamente. É por conta desta conjuntura que nós, jovens, devemos lutar por cargos administrativos no presente, independentemente de o futuro nos pertencer.

Antônio Schenatto

Voluntário Vida Urgente e estudante do Colégio Leonardo Da Vinci Alfa, representou a Fundação Thiago Gonzaga no Youth SDG Summit

Compartilhe

Outras publicações

Data: 01/05/2010 Hora: 14:00 Local: Parque da OKTOBERFEST Endereço: Rua...

Comunicação Vida Urgente O Coral Vida Urgente participa do Encontro...

Data: 11/11/2010 Hora: 13:00 Local: Shopping Praia da Costa Endereço:...

Comunicação Vida Urgente No terceiro ano de folia em terras...

Data: 17/08/2011 Hora: 10:05 e 14:00 Local: Colégio Rosário Endereço:...

Apoie nossa causa

O Vida Urgente é mais do que uma campanha de trânsito. É um conceito de preservação e valorização da vida.

Solicitar Borboletas pela Vida

Os campos marcados com asterisco ( * ) são obrigatórios.

Solicitar Teatro

Os campos marcados com asterisco ( * ) são obrigatórios.

Solicitar Palestra

Os campos marcados com asterisco ( * ) são obrigatórios.
Após preenchido o formulário retornaremos em até 72h.