comunicação > notícias > ver na íntegra
Estudantes exploram diferentes técnicas plásticas para transmitir sua mensagem
Foto: Divulgação
23/11/2010
Alunos do Leonardo Da Vinci utilizam artes plásticas para expressar a valorização da vida
Camila Weinmann/ Comunicação Vida Urgente
“A arte diz o indizível; exprime o inexprimível; traduz o intraduzível.” Já na era do Renascimento, Leonardo Da Vinci expressava o poder da produção artística para transmitir mensagens e tocar corações. Mais efeito ainda pode ter para construir uma cultura de paz. Foi o que perceberam os professores do colégio que leva o nome do artista, Leonardo Da Vinci (Alfa), ao criar o projeto O Artista na Escola.

Com a orientação de artistas plásticos, 200 alunos produziram no sábado, 20 de novembro, 81 borboletas em EVA simbolizando a valorização da vida, numa parceria com a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga. As peças mais representativas irão compor uma mostra, que ficará exposta no Moinhos Shopping de 5 a 19 de dezembro.

O trabalho artístico é feito para ampliar o repertório plástico dos estudantes e provocar a reflexão crítica sobre o seu contexto social. Segundo uma das coordenadoras da mostra, a professora Patrícia Costa, o projeto desenvolvido através da disciplina de artes teve como ponto de partida a ideia de conscientização sobre a importância das escolhas em relação à vida.

Na atividade de sábado a artista Maria Eunice Araújo palestrou sobre arte contemporânea. Também ministraram oficinas Carla Borba, Clarissa Motta, Estevão Haeser, Karina Laino, Laíza Froes Scaf, Leandro Selister, Maristela Salvatori, Moa (Moacir Gutterres), Ney Caminha, Rosemary de Pádua, além das professoras Isabel Cristina e Patrícia Costa. Os estudantes foram divididos em grupos e cada artista orientou os trabalhos conforme as técnicas utilizadas.

Depois de prontas, as borboletas foram expostas no auditório da escola. Os alunos assistiram ainda ao espetáculo “Exército dos Sonhos”, do programa Vida Urgente, e à palestra do professor Carlos Barcelos sobre voluntariado e as atividades da Fundação. Ao longo desta semana serão escolhidas as peças mais representativas, que participarão da exposição no Moinhos Shopping.

 

 

Envie seu comentário!
Nome:  
E-mail:  
Comentário:  
Visual CAPTCHA
Por favor, digite as letras no campo abaixo: