comunicação > notícias > ver na íntegra
Divulgação
24/12/2020
Lockdown para a Juventude
Comunicação Vida Urgente
No início de dezembro, a Global Youth Coalition for Road Safety (Coalizaão Global de Jovens pela Segurança no Trânsito) lançou a campanha “Lockdown for Youth”, ou "Lockdown para Jovens", em português. 2020 tem sido um ano extremamente desafiador em função da pandemia de coronavírus, mas em meio a isso, jovens líderes se uniram para pedir outro tipo de "lockdown", desta vez não sobre COVID-19.
 
A campanha mostra jovens pedindo um bloqueio obrigatório porque eles não se sentem seguros ao sair às ruas. Embora imediatamente as pessoas relacionem ao COVID-19 e as incontáveis medidas de distanciamento em todo o mundo, os líderes jovens na verdade estão  aproveitando a oportunidade para  aumentar a conscientização sobre outra causa: os acidentes de trânsito. 
 
Eles não estão chamando para um lockdown real, mas sim, convocando outros jovens para usarem suas vozes em ações locais e globais pela segurança viária, e buscado serem ouvidos com relação às políticas de combate a este problema de saúde pública. Os acidentes de trânsito têm sido a maior causa de morte de jovens de 15 a 29 anos em todo o mundo desde 2007, quando o dado foi anunciado pela primeira vez pela Organização Mundial da Saúde. Todos os dias, mais de 1.000 jovens perdem a vida em todo o mundo devido a acidentes de trânsito evitáveis, sendo a maioria em países como o Brasil, de média e baixa renda.
 
Os jovens que participam da campanha são membros da Global Youth Coalition for Road Safety, um movimento que capacita os jovens a agir em prol da segurança viária, e engajarem-se em instituições como a Fundação Thiago Gonzaga.
 
A campanha, desenvolvida pela juventude, faz referência à realidade da pandemia, chamando a atenção para que no pós-pandemia, a mesma urgência e medidas fortes serão necessárias para acabar com a violência no trânsito no mundo. Embora não compare diretamente o COVID-19 com os acidentes de trânsito, a campanha reforça que o momento é uma oportunidade perfeita para repensar e reorganizar as cidades e o sistema viário, buscando uma mobilidade mais segura e sustentável.
 
A gerente de projeto da Global Youth Coalition, Raquel Barrios, destaca que “na Youth Coalition, usamos criatividade para compartilhar nossas preocupações sobre questões urgentes em torno da segurança no trânsito. Com esta campanha, usamos a situação atual para chamar a atenção para esta grande ameaça às vidas dos jovens: os acidentes de trânsito. A Youth Coalition está aqui para apoiar os jovens a amplificar suas vozes, fornecendo-lhes os recursos necessários para salvar vidas".
 
Com a campanha, os jovens assumem a liderança na luta contra os acidentes de trânsito, na certeza de que juntos podem mudar as estatísticas.
 

 

 

Envie seu comentário!
Nome:  
E-mail:  
Comentário:  
Visual CAPTCHA
Por favor, digite as letras no campo abaixo: