comunicação > notícias > ver na íntegra
Destaque Ouro do ciclo 2010, VBR recebe o selo de Transportadora da Vida
Foto: Jéssica Goulart/FTMG
30/11/2010
“Transportadora da Vida” reduz em 22% os acidentes com empresas participantes
Camila Weinmann/ Comunicação Vida Urgente
As participantes do programa “Transportadora da Vida” apresentaram uma redução média de 22% em acidentes de trânsito em 2010. Para comemorar este índice positivo e premiar os destaques do ano a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga e o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (SETCERGS) realizaram nesta terça-feira, 30 de novembro, a certificação de 28 empresas. A cerimônia ocorreu durante toda a manhã no Auditório do Pavilhão de Eventos da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS).

A grande vencedora do ciclo 2010 foi a VBR Logística, de Rio Grande, que conquistou a melhor pontuação no programa e levou o troféu da categoria Ouro. A Prata ficou com a Luft Agro, de Porto Alegre, e o Bronze com a Transmiro, de Cachoeirinha. Para o presidente do SETCERGS, José Carlos Silvano, houve uma evolução importante dentro das empresas no último ano. “Há uma competição branca entre as participantes, que cada vez mais multiplicam a ideia de valorização da vida, fazendo com que a mensagem chegue a milhares de pessoas”, comenta.

Se depender do empenho da campeã, o “Transportadora da Vida” deve romper os limites do mapa e chegar a outros estados no ano que vem. A coordenadora de recursos humanos da VBR, Débora Alves da Silva, diz que o próximo desafio é levar as ações para as filiais em Uruguaiana, Santa Cruz do Sul e Itajaí, Santa Catarina. “Tivemos uma mudança muito significativa de cultura e comportamento. Inclusive eliminamos o álcool do nosso churrasco de fim de ano”, conta Débora. Uma das estratégias utilizadas foi aproximar as famílias dos motoristas. “É uma forma de ir além do profissional e fazer com que essa filosofia acompanhe as pessoas em suas vidas.”

Amigas da Vida
Indústrias de grande porte no estado já estão dando preferência para empresas certificadas no embarque de suas cargas. Chamada de “Amiga da Vida”, a Brasken teve sua adesão lançada durante o evento, que contou ainda com a apresentação do Coral Vida Urgente. Também foram homenageados os “Embaixadores da Vida”, responsáveis pela implementação do programa dentro das transportadoras, e os motoristas que se destacam em cada empresa. No fim da manhã houve o descerramento do Selo Transportadora da Vida nos caminhões certificados.

O “Transportadora da Vida” é referência em certificação de qualidade em educação para o trânsito. Reconhece as empresas que promovem e atuam na construção de um trânsito mais humano e seguro. A cada ano o programa aumenta o nível de exigência no desempenho das participantes, que passam por uma auditoria completa em itens de segurança. “Ter a adesão desses ‘gigantes’ da estrada nos dá a certeza de que num futuro próximo o Brasil deixará de estar entre os cinco países com maior número de acidentes e mortes”, afirma a presidente da Fundação, Diza Gonzaga.

 

 

Envie seu comentário!
Nome:  
E-mail:  
Comentário:  
Visual CAPTCHA
Por favor, digite as letras no campo abaixo: