comunicação > notícias > ver na íntegra
A Conferência Global Ministerial reuniu mais de 1.700 pessoas para renovar o compromisso mundial com a segurança no trânsito
Brenda Parmeggiani | Fundação Thiago de Moraes Gonzaga
04/03/2020
Governos de todo o mundo se comprometem pela Segurança no Trânsito na Conferência Global Ministerial
Brenda Parmeggiani | Comunicação Vida Urgente
Mais de 1.700 pessoas vindas de mais de 140 países, todas com o mesmo objetivo: um trânsito mais seguro para todos. Em outras palavras, colocar em prática o Visão Zero. 
 
Foram dois dias de discussões, painéis, palestras e exemplos de todo o mundo, em Estocolmo na Suécia. A 3ª Conferência Global Ministerial de Segurança no Trânsito encerrou com a renovação do compromisso com a segurança no trânsito depois da Década de Ação, reconhecendo que o grande ganho foi o tema ter entrado na agenda política. O consenso entre lideranças da OMS e da sociedade civil é que os governantes estão mais cientes da urgência da segurança no trânsito do que há dez anos. Mas é preciso mais. É preciso comprometimento. É necessária vontade política.
 
“Trabalhem, mantenham suas promessas e salvem vidas. Se vocês não o fizerem, nada vai mudar”, Lotte Brondum, diretora executiva da Aliança Global de ONGs pela Segurança no Trânsito, exigindo o engajamento dos líderes mundiais.
 
Diante do desafio global que a segurança no trânsito representa, no encerramento da Conferência, cerca de 140 países adotaram a Declaração de Estocolmo. O documento leva em consideração as declarações anteriores, apresentadas nas edições de Moscou (2009) e Brasília (2015), e conecta a segurança no trânsito à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, da ONU. A renovação do compromisso pela construção de um trânsito mais seguro, segundo a Declaração de Estocolmo, passa por:
 
Abordar as relações entre segurança no trânsito, saúde, desenvolvimento, educação, igualdade de gênero, sustentabilidade e meio ambiente;
 
Incentivar os governos nacionais a contribuírem para a redução das mortes no trânsito em pelo menos 50% entre 2020 e 2030;
 
Chamar a atenção de toda a comunidade internacional para as perdas inaceitáveis de crianças e jovens no trânsito como prioridade, aumentando o compromisso político com esses públicos;
 
Estabelecer estratégias e planos de ação nacionais, regionais e locais, com a contribuição de diversas instituições e agências de diferentes setores, sejam públicas ou privadas;
 
Acelerar a mudança para modos de transporte mais seguros, limpos, eficientes e acessíveis, incluindo caminhar, andar de bicicleta e integrar esses modos ao transporte público;
 
Incentivar o desenvolvimento e a implantação de tecnologias para melhorar a acessibilidade e a segurança no trânsito;
 
Assegurar o acesso a serviços de assistência médica de emergência e de longo prazo de alta qualidade aos feridos e reconhecer que uma resposta eficaz pós-acidente inclui também apoio mental, social e legal para vítimas, sobreviventes e famílias;
 
Concentrar-se no gerenciamento de velocidade, incluindo o fortalecimento da aplicação da lei para evitar excesso de velocidade e exigir uma velocidade máxima de 30 km/h em áreas onde usuários vulneráveis circulam frequentemente;
 
Garantir que todos os veículos produzidos e vendidos para todos os mercados até 2030 estejam equipados com os níveis adequados de segurança e que sejam oferecidos incentivos para o uso de veículos com o desempenho de segurança mais aprimorado possível;
 
Incentivar o aumento do investimento em segurança viária, reconhecendo as altas taxas de retorno da prevenção de lesões e a necessidade de ampliar as atividades para atender aos ODS;
 
Salientar a importância de monitorar e relatar o progresso realizado, no sentido de coletar, publicar e disseminar dados através de relatórios sobre segurança no trânsito.
 
Finalizando o evento, o ministro da infraestrutura da Suécia convidou todos a se empenharem para fazer com que a Declaração de Estocolmo seja posta em prática e a se engajarem na busca pela Visão Zero: “Eu estou comprometido. Mas não se faz nada sozinho... Vamos todos nos unir!”, convidou Tomas Eneroth.
E o time internacional Vida Urgente representou a sociedade brasileira, participando de sessões paralelas, das atividades de organizações parceiras e compartilhando a experiência de mais de 20 anos da Fundação na construção de um trânsito mais humano e seguro para todos. 
 
Leia mais abaixo sobre as atividades paralelas realizadas em Estocolmo na semana da Conferência.
 
 
TREINAMENTO DA ALIANÇA GLOBAL DE ONGS PELA SEGURANÇA NO TRÂNSITO 
 
 
O trabalho por um trânsito mais humano e seguro passa pelos governos, mas também – e muito! – pela sociedade civil organizada. “As ONGs, por sua atuação permanente junto à sociedade, têm um papel decisivo para fazer as mudanças que a população espera para reduzir o número de vidas perdidas no trânsito”, lembra Diza Gonzaga.
 
É por isso que a Aliança Global de ONGs pela Segurança no Trânsito, organização mundial da qual a Fundação Thiago Gonzaga é membro, organizou um treinamento sobre gerenciamento de campanhas para mudança de cultura. Com apoio da Road Safety Analisis e da So-Mo, a Aliança reuniu, de 15 a 17 de fevereiro em Estocolmo, membros de mais de 20 países para trocar experiências, conhecer projetos e abordagens de sucesso na área. 
 
  
SEMINÁRIO CHILD HEALTH INITIATIVE   
 
As crianças são um público importante ao se pensar a segurança no trânsito. Conforme o último relatório das Nações Unidas, pela primeira vez, os acidentes de trânsito tornaram-se a principal causa de morte de crianças e adolescentes entre 5 e 14 anos de idade. 
 
                                              
 
 
Voltada para a saúde e a mobilidade de crianças de todo o mundo, a Child Health Initiative realizou um seminário no dia 17 de fevereiro em Estocolmo. O evento reuniu especialistas e representantes de organizações e governos para apresentar projetos de sucesso e discutir estratégias para tornar o trânsito mais seguro para as crianças. Estiveram presentes Jean Todt, enviado especial da ONU pela Segurança no Trânsito; Etienne Krug, diretor do Departamento de Prevenção de Lesões e Violência da OMS; Zoleka Mandela, escritora, neta de Nelson Mandela e embaixadora global da Child Health Initiative; Mattias Landgren, do Ministério da Infraestrutura da Suécia, entre outros.
 
                                                    
 
 
O seminário também foi palco para o lançamento global do Star Rating for Schools, ferramenta do iRap que propõe o sistema de avaliação por estrelas no entorno escolar. A Fundação Thiago Gonzaga, em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre e apoio técnico do iRap, desenvolve o primeiro projeto no Brasil com o app.
 
                                                        
 
 
LANÇAMENTO DOS RESULTADOS DA PESQUISA POPULAR
 
                                                            
 
Mais de 5.600 pessoas participaram da Pesquisa Popular em todo mundo. São milhares de vozes, histórias, famílias, VIDAS. A pesquisa é parte da campanha #CommitToAct, realizada pela Aliança Global de ONGs pela Segurança no Trânsito em 132 países e pela Fundação Thiago Gonzaga no Brasil.
 
Os resultados foram apresentados em Estocolmo, durante a 3ª Conferência Global Ministerial de Segurança no Trânsito. A pesquisa revela que 57% dos participantes já se envolveram em algum incidente de trânsito; 87% conhecem alguém que perdeu a vida no trânsito; e 95% conhecem alguém que tenha se ferido no trânsito. Mais que números, os resultados mostram como a violência no trânsito afeta a vida das pessoas. 
 
 
 
EXPOSIÇÃO ALIANÇA GLOBAL DE ONGS PELA SEGURANÇA NO TRÂNSITO
 
                                                                        
 
Para chamar a atenção das autoridades presentes na 3ª Conferência Global Ministerial e sensibilizá-las quanto à urgência do tema, a Aliança Global de ONGs pela Segurança no Trânsito e seus membros montaram uma exposição interativa na Estação Central de Estocolmo. O tema central foi “a magnitude da crise global de segurança no trânsito e soluções que funcionam”.
 
Entre os dias 18 e 20 de fevereiro, quem passasse pelo local veria, por exemplo, a instalação “Todos os dias contam”: uma pilha de sapatos para representar a dura realidade de 3,7 mil vidas perdidas no trânsito diariamente. Além disso, para apresentar soluções que contribuem para a construção de um mundo mais humano seguro, as organizações participantes da Aliança mostraram um pouco do trabalho que realizam em seus países. Para saber mais sobre a apresentação da Fundação Thiago Gonzaga, clique aqui.
 
 
ASSEMBLEIA MUNDIAL DE JOVENS PELA SEGURANÇA NO TRÂNSITO
 
 
170 delegados jovens de 75 países juntos, discutindo, refletindo, trocando experiências... E, entre eles, os nossos voluntários Julia Gonzaga e Thiago Gruner. Assim foi a 2ª Assembleia Mundial de Jovens pela Segurança no Trânsito, dia 18 de fevereiro em Estocolmo. 
 
O evento se propôs a discutir mobilidade e juventude com especialistas da área como Etienne Krug, Zoleka Mandela e outros, que puderam dar boas ideias e também ouvir o que os jovens têm a falar sobre segurança no trânsito.
 
 
O resultado de tudo isso está na Declaração Jovem, entregue pelo voluntário Vida Urgente e co-chair do evento Thiago Gruner à Organização Mundial da Saúde. E a principal mensagem é “não queremos que o trânsito interrompa nossos sonhos”. Clique aqui para saber mais sobre a Declaração Jovem e lê-la na íntegra.
 
 
MOBILIDADE 360º NA SUÉCIA
 
Se o Mobilidade 360º já era um sucesso em solo gaúcho, imagina só como foi na Suécia! O projeto em parceria da Global Shapers Porto Alegre e da Fundação Thiago Gonzaga foi a atração na recepção da YOURS para comemorar os resultados da Assembleia Mundial de Jovens pela Segurança no Trânsito. 
 
E a galera adorou pedalar pelas ruas de Porto Alegre virtualmente. “Andar de bicicleta lá ou aqui em Estocolmo é parecido, mas foi só com a experiência que me dei conta do quão vulnerável eu posso estar no meu dia a dia”, refletiu a sueca Helena Sjöberg.
 
“Uau! A experiência é demais. E só me deu mais confiança para trabalhar por uma mobilidade mais segura”, concluiu a egípcia Hania Tarek.
 
                                                                                                    
 
Notícias relacionadas

 

 

Envie seu comentário!
Nome:  
E-mail:  
Comentário:  
Visual CAPTCHA
Por favor, digite as letras no campo abaixo: