comunicação > notícias > ver na íntegra
A iniciativa Safer foi lançada pela ONU em 2018 e chega ao Brasil neste evento sediado pela OPAS
Natacha Gastal | FTMG
04/10/2019
OPAS lança Iniciativa Safer com participação da Fundação Thiago Gonzaga
Brenda Parmeggiani | Comunicação Vida Urgente
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de álcool está relacionado a mais de 3 milhões de mortes por ano em todo o mundo. Entre essas vidas perdidas, 28% são devido a lesões, como as causadas por acidentes de trânsito.
 
Para a Fundação Thiago Gonzaga, álcool e direção formam uma dupla de morte. Desde a sua criação em 1996, trabalha esse assunto junto a jovens e adultos em diversos projetos, como a Madrugada Viva, o No Palco e outros. Além disso, a Fundação esteve à frente de importantes avanços na legislação, como a criação da “Lei dos Postinhos” – Lei 9.996, de 19 de junho de 2006, proibindo o consumo de bebidas alcóolicas em postos de gasolina, estacionamentos e similares – e a “Lei Seca”, que chamamos de “Lei da Vida” – Lei 11.705, de 19 de junho de 2008, que proibiu a venda de bebidas alcóolicas nas estradas e rodovias de todo o país.
 
Por isso, a Organização Pan-americana da Saúde (OPAS) convidou a Fundação para participar do lançamento da iniciativa Safer no Brasil. O evento acontece nos dias 7 e 8 de outubro, na sede da OPAS em Brasília, no Auditório Carlyle Guerra. Participarão das discussões gestores nacionais e regionais da área da saúde, membros do Congresso Nacional, pesquisadores brasileiros e internacionais, e outras organizações da sociedade civil. 
 
A iniciativa Safer foi criada pela OMS em 27 de setembro de 2018, na sede da ONU em Nova Iorque. O programa oferece um pacote técnico com cinco estratégias de alto impacto para redução do uso nocivo do álcool e suas consequências sociais, econômicas e de saúde. O objetivo é apoiar os governos na adoção de medidas práticas para acelerar o progresso na saúde pública, combater as doenças crônicas não transmissíveis – como a violência no trânsito – e alcançar as metas do desenvolvimento sustentável.

 

 

Envie seu comentário!
Nome:  
E-mail:  
Comentário:  
Visual CAPTCHA
Por favor, digite as letras no campo abaixo: