comunicação > notícias > ver na íntegra
Entre as atividades do treinamento, foi realizado um exercício prático de análise do trânsito no entorno de uma escola local de Creta
Natacha Gastal | Fundação Thiago de Moares Gonzaga
09/04/2019
Fundação participa de treinamento sobre segurança no entorno das escolas
Brenda Parmeggiani | Comunicação Vida Urgente

O VI Encontro Mundial de ONGs pela Segurança no Trânsito começou nesta terça-feira, dia 9 de abril, cheio de Vida. E é claro que a Fundação não poderia ficar de fora desse grande evento. Natacha Gastal e Brenda Parmeggiani, da equipe Vida Urgente, viajaram para Creta, na Grécia, onde acontece a conferência.

Já no primeiro dia, a Fundação participou de um workshop sobre segurança no trânsito do entorno das escolas. O treinamento foi promovido pela Global Alliance of NGOs for Road Safety e pelo iRAP (International Road Assessment Programme). Foram discutidos assuntos como ações para educação e conscientização, apoio da sociedade, comprometimento político e governamental, e infraestrutura de trânsito. O gerente de programas da Global Alliance, Patrick Kinyanjui, reforçou a importância do conhecimento das organizações não-governamentais sobre a causa: "Tanto para a mobilização da comunidade quanto para levar nossas reivindicações aos governantes, é imprescindível ter evidências, pesquisas qualitativas e quantitativas que demonstrem a realidade do trânsito", defendeu.

Além das discussões e dos exemplos de diversos países como Uganda, Colômbia, Zâmbia e Geórgia, entre outros, também foi realizado um exercício prático. Orientados pelo iRAP, os participantes foram até uma escola local de Kolymbari, distrito onde acontece o Encontro, para conhecer e analisar as condições de tráfego e circulação das crianças. Nessa atividade, foram destacados alguns pontos importantes para estudo como travessia de pedestres, limites de velocidade, gerenciamento de velocidade (através de estrutura e fiscalização), calçadas e sinalização. 

Para a Fundação, a segurança das crianças no trânsito é um dos principais focos de atuação, através de programas como "Escola Urgente", "Conta Comigo" e "Criança Segura no Trânsito", por exemplo. De acordo com o último Relatório Global de Segurança Viária, publicado pela Organização Mundial da Saúde em 2018,  a violência no trânsito é a principal causa de morte entre 5 e 14 anos de idade. Por isso, o trabalho de conscientização e educação, que inclui a segurança no trânsito do entorno das escolas, é tão importante. 

O VI Encontro Mundial de ONGs pela Segurança no Trânsito está recém começando... Ficou curioso para saber tudo que vai acontecer no evento que vai reunir mais de 270 representantes de 76 países? Então, fique de olho aqui no site e nas redes sociais do Vida Urgente. Nossa equipe vai mostrar os destaques da programação e contar os detalhes da participação da Fundação no evento.

 

 

Envie seu comentário!
Nome:  
E-mail:  
Comentário:  
Visual CAPTCHA
Por favor, digite as letras no campo abaixo: