comunicação > notícias > ver na íntegra
Luciano Lanes/PMPA
05/05/2015
Fundação e Prefeitura de POA firmam parceria pela segurança das crianças
Bibiana Barros/Prefeitura de Porto Alegre
Os 50 mil alunos da rede municipal de ensino irão participar de ações que visam à educação de crianças para o trânsito. A oportunidade vem do convênio entre a Secretaria Municipal de Educação (Smed) e a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga (Vida Urgente), firmado nesta segunda-feira, 4, com a participação do prefeito José Fortunati. 
 
O ato realizado no Salão Nobre do Paço Municipal também marcou a abertura da 3ª Semana Global de Segurança Viária da ONU em Porto Alegre, que acontece de 4 a 10 de maio, e neste ano tem como tema as crianças e a segurança no trânsito, desenvolvido pela campanha mundial Save Kids Lives.
 
“A segurança começa com as crianças e os seus exemplos”, escreveu o prefeito no cartaz da campanha mundial, durante a assinatura do convênio que reuniu alunos e professores da escola municipal João Goulart, monitores do Fundação Vida Urgente e secretários municipais. Fortunati destacou o trabalho feito pela Fundação Thiago Gonzaga e ressaltou iniciativas que buscam tornar o espaço urbano mais democrático. “Tenho a convicção de que o que muda as pessoas são os bons exemplos. E eles vêm com as crianças. A força da nossa meninada é fantástica e é capaz de transformar o nosso presente”, disse o prefeito. 
 
Conforme a secretária municipal de Educação, Cleci Maria Jurach, o objetivo da parceria é potencializar a educação para o trânsito em Porto Alegre, levando aos alunos da educação infantil e do ensino fundamental conceitos de valorização e preservação da vida. “Tudo o que pudermos fazer para que haja a oportunidade de preservação da vida nós faremos. Este projeto nos enche de expectativa e esperança, para que Porto Alegre seja um marco de proteção à vida”, afirmou. 
 
A presidente da Fundação Thiago Moraes Gonzaga, Diza Gonzaga, ponderou que somente a educação pode garantir mais vidas e tornar o trânsito mais humanizado. “Acreditamos que a questão do trânsito é uma questão de educação e mudança de cultura. Hoje, 40% das mortes das crianças são no trânsito. Por isso, a melhor maneira de mudar o mundo é pela educação”, ressaltou Diza. 
 
Vida Urgente - Os projetos Contadores de Histórias e Jogo da Vida: ensinando a gente aprende têm como objetivo o ensino da educação no trânsito nas escolas para prevenir acidentes com crianças e pré-adolescentes, por meio de peças teatrais e em cumprimento à Lei de Diretrizes e Bases (Lei nº 9.394), dentro da educação transversal. Juntos, atenderão crianças com idades entre dois e 12 anos. Ao todo, serão realizadas 190 apresentações, entre maio e novembro, em toda a rede municipal de ensino.
 
As crianças da rede municipal também participarão de atividades na sede da Fundação Thiago Gonzaga. Criada em 1996, a fundação desenvolve programas educativos e culturais que promovem a formação de novas gerações como agentes transformadores da sociedade na construção de um trânsito mais humano.
 
Nações Unidas - A 3ª Semana Global de Segurança Viária da ONU em Porto Alegre acontece de 4 a 10 de maio. A campanha Save Kids Lives busca destacar a situação das crianças quando se fala em segurança no trânsito do mundo; gerar ações para melhor garantir a segurança das crianças; e promover a inclusão de um transporte seguro e sustentável na agenda de desenvolvimento pós 2015. A peça central é a declaração das crianças para segurança viária, sendo a Fundação Thiago Gonzaga a responsável pela entrega desta declaração aos governantes e líderes do Rio Grande do Sul. 

 

 

Envie seu comentário!
Nome:  
E-mail:  
Comentário:  
Visual CAPTCHA
Por favor, digite as letras no campo abaixo: