comunicação > notícias > ver na íntegra
31/01/2013
Lei Seca: Lei da Vida
Comunicação Vida Urgente

 

No dia 19 de junho de 2008 entrou em vigor a Lei nº 11.705, que nós, da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, chamamos de “Lei da Vida”. Exagero chamar assim? Então vamos a alguns dados apurados já nos primeiros 30 dias de sua implantação:

 
- Mais de 40% de redução no número de internações nos principais prontos socorro e hospitais de nosso país.
 
- Em São Paulo o IML (Instituto Médico Legal) registrou uma redução de 63% nas mortes provocadas por acidentes de trânsito no estado.
 
- O número de mortes no Rio Grande do sul caiu além da metade se comparado ao levantamento do ano anterior à Lei Seca.
 
- O número de acidentes de trânsito atendido pela SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) desde o início da lei diminuiu em 24% nos primeiros 20 dias em Porto Alegre.
 
- Redução significativa dos acidentes de trânsito nos finais de semana, com diminuição drástica do número de mortes desde a implantação da lei.
 
É preciso dizer mais? 
O que são estas estatísticas, esses percentuais?
Para nós, da FTMG, não são números frios, são vidas de Thiagos, Fernandas, Alines, Rodrigos que foram poupadas pela Lei da Vida. Mas é preciso mais. 
 
Nós, pais, professores, imprensa, amigos, temos que ser fiscais da “Lei da Vida”. Não podemos esperar que só as autoridades, a polícia e o Estado façam a sua parte, temos que ser fiscais da Vida e principalmente da vida de nossos afetos. Afinal já dizia o “velho ditado”: quem ama cuida.
 
Tenho lido e ouvido opiniões que enfatizam a falta de fiscalização, que tudo está voltando ao que era antes da lei, etc. Mas, afinal, não somos nós, eu, você, a sociedade que saímos perdendo com este retrocesso?
 
Quantas vidas foram e serão salvas? Quantas famílias receberam seus filhos de volta?
 
Está na hora de entrarmos pra o “time do Primeiro Mundo”.  Já o somos em tantas especialidades, na medicina, em algumas tecnologias que até exportamos. Agora vamos fazer parte do time da consciência da educação, da verdadeira cidadania.
 
O que nos diferencia mais do que qualquer coisa dos países mais desenvolvidos é que lá há a participação efetiva dos cidadãos na vida das cidades.
 
Nesses países se você joga lixo no chão, estaciona em locais proibidos ou não respeita a faixa de pedestre, as pessoas que estão passando chamam sua atenção. A polícia só é chamada se você persistir.
 
A “Lei da VIDA” é um patrimônio de todos nós, e somos responsáveis para que ela continue cumprindo seu objetivo maior, que é salvar vidas.
 
Vamos lutar pelo direito de receber nossos amores, amigos e filhos de volta!
 
Diza Gonzaga
Presidente da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga
 

 

 

Envie seu comentário!
Nome:  
E-mail:  
Comentário:  
Visual CAPTCHA
Por favor, digite as letras no campo abaixo: