comunicação > notícias > ver na íntegra
Estudantes participam e constroem, juntos, o 9º Fórum Vida Urgente.
Foto: Laura Azevedo/FTMG
22/10/2012
Luz, Câmera, Ação: 9º Fórum Vida Urgente mobiliza estudantes
Bruno César / Comunicação Vida Urgente

“Jovens: eu acredito”. Para construir um futuro mais humano e formar uma juventude de atitudes conscientes, a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga realiza no dia 24 de outubro o 9º Fórum Vida Urgente. Com o tema “Luz, Câmera, Ação: Jovens e a Transformação Social”, mais de 300 estudantes de Porto Alegre e Região Metropolitana se reúnem no Colégio Bom Conselho, na capital, para discutir o papel das mídias digitais, redes sociais e a desmistificação da cultura do herói em suas vidas.

O evento foi pensado ao longo do ano por lideranças jovens que compõem o Conselho da Juventude do Fórum. São adolescentes engajados que querem demonstrar que o senso comum está enganado ao afirmar que a juventude de hoje está alienada. Além dos conselheiros, cada escola e instituição organizadora participa da construção do Fórum como signatária, indicando um professor ou orientador representante, para que junto aos alunos formem o Conselho e criem um espaço dinâmico que leve para as escolas o protagonismo juvenil.

Pela manhã, participam da Mesa Temática o professor Fábian Chelkanoff, da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS, Gildo Sibemberg, Diretor de Marketing da Gang e Tomás de Lara, da incubadora de projetos de tecnologia para engajamento Engage. Também acontece a apresentação do espetáculo teatral Exército de Sonhos, sensibilizando os jovens para as atividades da tarde, onde construirão ações para serem desenvolvidas em cada escola participante. No final da tarde, motivados pela vontade de construir um trânsito mais seguro e fazer a diferença, os estudantes assistem ao pocket show da banda “amiga da vida”, Chimarruts.

Saiba Mais:

O Fórum:

O Fórum Vida Urgente é um encontro anual, realizado desde 2004, que tem o objetivo principal fomentar a participação dos jovens na discussão e encontro de soluções para temas relacionados à juventude e a valorização e preservação da vida. Os alunos são protagonistas, pois organizam, coordenam, definem o tema, além de redigerem a “Carta do Fórum” que é entregue ao Prefeito de Porto Alegre.

A edição deste ano:

O evento é promovido pela Fundação Thiago de Moraes Gonzaga em conjunto com instituições de ensino, e neste ano conta com o apoio institucional da Chevrolet, apoio da Prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria da Juventude, e das Lojas Gang.

Escolas participantes:

Colégio Bom Conselho

Colégio Maria Imaculada

Colégio Menino Deus

Colégio Leonardo da Vinci Alfa

Colégio Leonardo da Vinci Beta

Colégio La Salle Canoas

Colégio La Salle São João

Colégio Marista Rosário

Colégio Santa Inês

Colégio Farroupilha

Colégio Província de São Pedro

Colégio de Aplicação da UFRGS

Escola Jean Piaget

Escola Anísio Teixeira

Notícias relacionadas
Projetos relacionados
Ações relacionadas

 

 

Envie seu comentário!
Nome:  
E-mail:  
Comentário:  
Visual CAPTCHA
Por favor, digite as letras no campo abaixo: