comunicação > notícias > ver na íntegra
Centenas de jovens participam do evento construído por estudantes
Foto: Arquivo Vida Urgente
19/10/2011
Fórum Vida Urgente discute Liberdade x Maturidade: que jovem é esse?
Camila Weinmann/ Comunicação Vida Urgente

“Conjugar o verbo agir no plural chamado responsabilidade social”. Para formar uma juventude cidadã na atitude, a Fundação Thiago Gonzaga e a Prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria da Juventude, realizaram no dia 26 de outubro o 8º Fórum Vida Urgente. Centenas de estudantes debateram o tema Liberdade x Maturidade: que jovem é esse? no Colégio La Salle Dores. Estes símbolos do protagonismo juvenil querem mostrar que o senso comum está enganado ao afirmar que a juventude de hoje está alienada e é influenciada pelo que a sociedade a impõe.

O evento foi pensado ao longo do ano por lideranças jovens que fazem parte do Conselho da Juventude do Fórum. Um olhar sobre as diversas tribos, mídias digitais e desmistificação da cultura do herói foram alguns dos assuntos da mesa temática da manhã. Entre os participantes estavam o professor Régis Gonzaga, o jornalista Manoel Soares, a professora Silvana Sandini e o psicólogo Rogério Tubino. Uma apresentação do espetáculo Exército de Sonhos sensibilizou os jovens para as atividades da tarde, quando os jovens criaram ações para serem desenvolvidas em cada escola. Com muita emoção, o dia terminou caminhada cívica até o Paço Municipal, onde o prefeito, José Fortunati, recebeu a carta do Fórum.
 
O Fórum
O Fórum Vida Urgente é um encontro anual para reflexão e debate sobre temas atuais relacionados à juventude. O evento é realizado pela Fundação Thiago de Moraes Gonzaga em conjunto com instituições sociais e de ensino desde 2004, e neste ano conta com a parceria da Secretaria da Juventude de Porto Alegre.
 
Cada escola e instituição organizadora participa da construção do Fórum como signatária. Além de um professor ou orientador representante, indica alunos para formar o Conselho da Juventude, que tem como objetivo construir um espaço de debate dinâmico que saliente o protagonismo social dos jovens. Neste ano participam jovens de escolas de Porto Alegre, Canoas, Carazinho, Santana do Livramento e Vale do Taquari.
 
8º Fórum Vida Urgente discute Liberdade x Maturidade
Drops Vida Urgente

 

 

Envie seu comentário!
Nome:  
E-mail:  
Comentário:  
Visual CAPTCHA
Por favor, digite as letras no campo abaixo:
 
Comentários
Professor Carlão
Comentário enviado em 02/11/2011
Sábios estavam aqueles 37 jovens em setembro de 2003 na antiga sede da UNISINOS em São Leopoldo. Um legado que fica para a história de quem escreveu com alma, simplicidade e cumplicidade o conceito da pergunta feita:  "Quem foi que disse que não é sério aquilo que nós fazemos?" Parodiando o grande Vinícius de Moraes, uma vida só vale a pena quando somos capazes de uma entrega plena e complerta naquilo que fazemos. Somos parte de uma história chamada Fundação Thiago de Moraes Gonzaga. O Fórum Vida Urgente é uma etapa de uma vida com sentido. Façamos valer a pena. O ano que vem tem mais. Uma nova casa nos espera. Uma nova história a exigir responsabilidade pessoal e social para uma CAUSA. Aqueles 37 jovens continuam nos inquietando com aquela pergunta que não quer calar.