comunicação > notícias > ver na íntegra
Duas turmas de lideranças jovens serão formadas em Guadalajara e León
Foto: Arquivo Vida Urgente
28/09/2011
Vida Urgente rompe fronteiras e capacita voluntários no México
Camila Weinmann/ Comunicação Vida Urgente

A capacidade da Fundação Thiago Gonzaga de mobilizar jovens por uma mudança de cultura rompe fronteiras e chega à América Central. A equipe do programa Vida Urgente fará sua primeira Capacitação de Voluntários fora do Brasil. Duas turmas serão capacitadas no México entre os dias 30 de setembro e 5 de outubro.

Para formar lideranças jovens nas comunidades locais, serão trabalhados conceitos como cidadania, protagonismo e intervenção social e o papel do terceiro setor na construção de uma sociedade mais humana e segura. Dinâmicas e workshop de realização de ações fazem parte da programação.
 
Durante os três primeiros dias, jovens da cidade de Guadalajara conhecerão a linguagem e a filosofia do Vida Urgente. Muitos dos participantes já integram instituições engajadas na prevenção de acidentes de trânsito, como a ONG Salvaguarda e o Instituto Jalisciense de la Juventud. No dia 2 de outubro a equipe vai até a cidade de León e terá a presença de integrantes do Instituto Municipal de la juventud, iniciativa que também trabalha a conscientização de jovens.
 
A ideia de levar o Capacitação de Voluntários para cidades mexicanas nasceu no início de maio, quando a Fundação participou do lançamento da Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito. “É o reconhecimento da Organização Panamericana de Saúde ao nosso trabalho de mobilização da sociedade para a valorização da vida. Ouso dizer que só com a participação efetiva da juventude conseguiremos reduzir as estatísticas e quem sabe atingir a meta da ONU, de diminuir em 50% as mortes no trânsito em todo o planeta até 2020. A borboleta ganhou o mundo e cada vez mais somos convocados a estimular atitudes cidadãs em vários pontos do globo”, afirma a presidente Diza Gonzaga.
 
Vida Urgente capacita voluntários no México

 

 

Envie seu comentário!
Nome:  
E-mail:  
Comentário:  
Visual CAPTCHA
Por favor, digite as letras no campo abaixo: