comunicação > notícias > ver na íntegra
01/02/2010
Fundação Thiago de Moraes Gonzaga participa do Iº ENCONTRO INTERNACIONAL DE ASSOCIAÇÕES DE VÍTIMAS DO TRÂNSITO em Medellín
Comunicação Vida Urgente
Com o objetivo de criar a FEDERAÇÃO IBEROAMERICANA DE ASSOCIAÇÕES DE VÍTIMAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO, 15 entidades da Colômbia, Argentina, Costa Rica, Chile, Panamá, Venezuela, México, Uruguai, Paraguai, Equador, Brasil e Espanha reuniram-se nos dias 05 e 06 de fevereiro no Hotel Portón Medellín, em Medellin - Colômbia.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) mais de 1,3 milhões de pessoas perdem a vida no trânsito todos os anos no mundo e outras 50 milhões sofrem traumatismos. Os acidentes de trânsito não só provocam mortes e sofrimento às famílias, mas também, se convertem em um grande problema de saúde pública.

O tema do encontro foi: “Una vida que se apaga es una vida perdida para todos. Iberoamérica se une porque las muertes de tránsito se pueden evitar.”   (Uma morte é uma vida perdida para todos. Ibero-América se une porque as mortes no trânsito podem ser evitadas.)

Por não aceitar que os acidentes de trânsito sejam fatalidades, as associações decidiram unir forças em uma ação conjunta. Sabe-se que a sociedade civil é um fator fundamental para denunciar a ausência de políticas públicas de segurança no trânsito. A partir disso, esta mesma sociedade deve exercer importante pressão contra a indiferença e o silêncio em que se encontram escondidas às vitimas dos acidentes de trânsito.

“Dentro de uma realidade mundial, como a que estamos vivendo, a resposta da sociedade civil deve ser global, reafirmando a importância de trabalharmos em conjunto. Por este motivo é fundamental que este seja um trabalho integrado de cooperação em todos os âmbitos público e privado”, destaca Sérgio Neglia, Diretor Executivo da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, que participou do encontro.

O encontro permitiu que as associações dos países ibero-americanos unissem seus objetivos na luta em defesa da Vida, com a certeza de que os acidentes de trânsito podem ser evitados.

 

 

Envie seu comentário!
Nome:  
E-mail:  
Comentário:  
Visual CAPTCHA
Por favor, digite as letras no campo abaixo: