comunicação > artigos > ver na íntegra
Reprodução
05/10/2020
Juventude Vida Urgente - Um Manifesto Pela Vida
Nós, jovens Vida Urgente, que representamos centenas de estudantes de escolas de Porto Alegre, apresentamos aos candidatos e candidatas à prefeitura os desafios que enfrentamos para circular em segurança por nossa cidade. Compartilhamos nossos sonhos para que Porto Alegre seja uma cidade para as pessoas, mas mais do que isso, assumimos o compromisso de ser parte ativa na construção da cidade que queremos.
 
Os acidentes de trânsito são a principal causa de morte de jovens em todo o mundo. A cada dia, cerca de 1.000 jovens têm seus sonhos interrompidos pela violência no trânsito. E, em Porto Alegre não é diferente. Dados preliminares de 2020 apontam que 31% das vítimas fatais do trânsito tinham entre 11 e 25 anos. Mais do que números frios, estas estatísticas têm rostos, nomes, famílias, amigos; e reforçam que o que circulam em nossas ruas e avenidas não são máquinas, são vidas.
 
Assim como eles, somos jovens cheios de sonhos! Queremos viajar, estudar, trabalhar, crescer... Queremos viver plenamente a cidade e seus múltiplos espaços; ir e vir, sem que isso signifique ficar no meio do caminho. Para isso, precisamos de uma cidade mais segura, sustentável, acessível e igualitária. 
 
Atualmente, andamos com medo, impactados pela violência urbana e de trânsito. Nos sentimos inseguros e vulneráveis no caminho de casa para a escola. Violência que prejudica a todos, mas em especial às mulheres e às minorias, que sofrem com o assédio nos ônibus e nas ruas.
 
Em alguns bairros, convivemos com rachas de moto que colocam em risco não apenas a vida de quem está sob duas rodas, mas de todos que por ali circulam. 
Como pedestres, percebemos duas realidades: a ausência de calçadas muitas vezes nos obrigada a compartilhar a via com os automóveis; e mesmo onde existem, a grande maioria delas servem àqueles que não possuem nenhuma deficiência física (sensorial ou motora). Faltam rampas de acessibilidade, botoneiras e temporizadores sonoros. Faltam faixas de segurança e semáforos que garantam o tempo necessário para uma travessia segura.
 
Queremos pedalar, pois sabemos que os novos modais limpos e inteligentes são o futuro – mas a cidade não parece pronta para abraçar esse futuro. Porto Alegre conta com apenas 54 quilômetros de ciclovias. O plano cicloviário não foi posto em prática, e a bicicleta em nossa cidade é mais um objeto de lazer do que alternativa de mobilidade.
 
Por tudo isso, mas também por acreditarmos que Porto Alegre pode ser uma cidade para as pessoas, nós, jovens Vida Urgente queremos:
 
Um caminho seguro para a escola;
Investimentos em sinalização e ações de engenharia que ampliem a segurança dos pedestres e reduzam a velocidade dos automóveis no entorno escolar; 
Uma cidade mais segura para os pedestres;
Calçadas e travessias com acessibilidade universal;
Melhor iluminação urbana em calçadas e paradas de ônibus;
Políticas de proteção às mulheres e às minorias na mobilidade;
Mais motoristas mulheres no transporte público; 
Transporte público de qualidade, integrado e mais barato (não só para os ônibus, mas também para as lotações);
Ampliação da malha cicloviária e implementação e manutenção de ciclofaixas seguras e de qualidade;
Estímulo ao uso de veículos elétricos e maior rigidez com veículos poluentes;
Uso de soluções inteligentes e modernas para combater engarrafamentos e otimizar o trânsito na nossa cidade;
Implementação da Visão Zero para o trânsito e
Combate à violência no trânsito, à violência urbana e à violência de gênero.
 
Porto Alegre precisa de políticas públicas de longo prazo em defesa da vida. Para isso, acreditamos que é fundamental que tenhamos governos comprometidos com a nossa e as próximas gerações. É hora de agir de verdade, sem mais promessas ou falsos compromissos.
 
E nós, alinhados com a Declaração Global da Juventude pela Segurança no Trânsito e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, estamos dispostos a fazer a nossa parte para que nossos sonhos não acabem no asfalto. Queremos e podemos ser parte da solução!
 
Como cidadãos ativos nos comprometemos com soluções baseadas em evidências que salvem vidas e sirvam de exemplo para um comportamento seguro nas ruas e avenidas de nossa cidade. Nos empenharemos em conscientizar colegas, amigos e familiares, espalhando a mensagem do cuidado com a vida por onde passarmos. Ocuparemos os espaços públicos para contribuir com o aumento da segurança, priorizando a caminhada, a bicicleta e o transporte coletivo em detrimento do carro.
 
Para muitos de nós, estas eleições municipais são nossa primeira experiência como eleitores. Desejamos que nossa voz seja ouvida e que Porto Alegre seja uma cidade de oportunidades, que proteja os nossos sonhos e o nosso futuro.
 
Vamos juntos?
 
Conselho da Juventude Vida Urgente
 
Quer assisitr aos eventos do Voto pela Vida? Então, clique aqui e acesse a playlist no YouTube Vida Urgente.