comunicação > artigos > ver na íntegra
27/08/2012
Jovens. Eu acredito! - Publicado no Jornal OPA!

 

Gostaria de dividir com os leitores do jornal OPA a nossa experiência com os jovens. Embora sejam os mais atingidos pela “guerra motorizada”, também são eles os que mais lutam para mudar esta realidade. Estamos acompanhando o nascer de uma geração mais consciente, que usa o cinto de segurança, escolhe o motorista da rodada e participa mais das campanhas de conscientização. Muitas vezes, os jovens são chamados de avoados e irresponsáveis, mas o certo é que eles não caem em conversa fiada, quando percebem que a conversa é séria, que tem verdade, eles abraçam a causa de uma forma comovente. A prova disso é que o programa Vida Urgente conta com cerca de 20 mil voluntários em nosso país.
 
Um artigo seria pouco para falar das inúmeras manifestações que já recebemos por parte destes jovens. Todo ano, mais de 2.500 estudantes de escolas de Porto Alegre comparecem à Assembleia Legislativa para assistir ao espetáculo teatral Exército de Sonhos e outros milhares o assistem pelo Rio Grande afora.
 
No Salva Vida Urgente, nossos voluntários tomam conta do litoral gaúcho com ações permanentes nos dois meses de verão. Poder contar com a sua energia, dedicando seus dias de férias para a causa da Vida é um privilégio. A Madrugada Viva, primeira atividade que realizamos lá em 1996, quando iniciamos nossa caminhada, só foi e é possível porque milhares de jovens voluntários até hoje se mobilizam em uma ação de conscientização que vem salvando muitas vidas.
 
Através do Escola Urgente, envolvemos mais de 1.000 estudantes que num único dia tomam conta de ruas e avenidas de Porto Alegre e de cidades do interior, levando a mensagem de preservação e valorização da Vida. 
 
O Fórum Vida Urgente, que está na sua 9º edição, é mais um exemplo do envolvimento dos jovens na construção de um trânsito mais humano e seguro para todos. Organizado pelo Conselho da Juventude, formado por alunos de instituições de ensino de diversas cidades do Rio Grande do Sul, em seus oito anos reuniu mais de 5 mil estudantes, debatendo temas que envolvem o protagonismo dos jovens na sociedade. 
 
Nestes anos de Vida Urgente eles sempre estiveram ao nosso lado. E é por tudo isso que eu expresso a minha fé nos jovens, acreditando na sua verdade, na sua alegria e na sua imensa capacidade de sonhar e transformar. 
 
Ouso dizer que só com a participação da juventude é possível transformar uma nação. Se hoje a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga já ultrapassa as fronteiras de nosso estado, fazendo a borboleta Vida voar pelo Brasil, é porque milhares de jovens têm levado esta bandeira da VIDA.
 
JOVENS, eu acredito!
 
Diza Gonzaga – Presidente da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga