Entorno escolar mais seguro em Porto Alegre é entregue com foco em urbanismo tático e redução de velocidade
Todos os dias, milhares de crianças e adolescentes percorrem o trajeto até a escola em Porto Alegre. A pé, de ônibus, de bicicleta ou de carro, o caminho até a sala de aula envolve diferentes meios de transporte – e nem sempre é seguro.
Em 2024, ano marcado por enchentes históricas na capital gaúcha, 224 crianças e adolescentes de 0 a 17 anos se envolveram em sinistros de trânsito na cidade – um aumento de 11% em relação a 2023.
Esse dado revela uma epidemia silenciosa: o trânsito urbano segue sendo uma ameaça real, especialmente para os mais vulneráveis. Mas há soluções.
O que é o projeto Caminho Seguro?
Criado pela Fundação Thiago de Moraes Gonzaga em 2019, o projeto Caminho Seguro tem como objetivo transformar os entornos escolares em ambientes mais seguros para crianças, adolescentes e a comunidade.
Com apoio da FedEx, o projeto chegou em 2025 ao bairro Cristal, na zona sul de Porto Alegre, no entorno do Colégio Estadual Elpídio Ferreira Paes e da Escola Municipal de Educação Especial Professor Elyseu Paglioli. A quadra também abriga uma creche e uma unidade de saúde, o que aumenta ainda mais o fluxo de pessoas.

Redução de velocidade para salvar vidas
O foco principal da intervenção foi a redução da velocidade dos veículos para 30 km/h, limite recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em áreas escolares.
A implementação seguiu cinco etapas principais:
- Escuta ativa de estudantes das duas escolas, por meio de workshop com a metodologia Star Rating for Schools (iRAP)
- Pesquisa com 181 pais, professores e trabalhadores sobre os caminhos percorridos diariamente
- Observações e medições de velocidade antes e depois da intervenção
- Análise de riscos e oportunidades no espaço urbano
- Aplicação do urbanismo tático para transformar o ambiente
Intervenções urbanas com foco em segurança viária
A execução do projeto contou com o trabalho do TransLAB.URB, que utilizou o urbanismo tático como ferramenta de transformação. Entre as ações, destacam-se:
- Redesenho das esquinas: redução de raio de giro para forçar a redução de velocidade
- Arte viária educativa nos pontos de maior atenção
- Inclusão de bancos e floreiras nas calçadas, incentivando a ocupação do espaço público
Porto Alegre e o urbanismo tático: uma nova abordagem
Embora Porto Alegre já tivesse experiências anteriores com urbanismo tático, a maioria era voltada para sinalização técnica. O diferencial do Caminho Seguro foi a combinação de soluções físicas, visuais e comportamentais para promover a segurança viária, especialmente em zonas escolares.
Além de melhorar a sinalização (que será finalizada pela EPTC), o projeto buscou induzir o comportamento de motoristas e motociclistas, promovendo o respeito ao limite de 30 km/h.

Educação e segurança começam no caminho
O caminho até a escola faz parte do direito à educação. Por isso, ele deve ser seguro, acolhedor e acessível para todos. Com o quarteirão escolar seguro entregue, Porto Alegre dá um passo importante para reduzir os sinistros e mostrar que o trânsito seguro pode – e deve – ser um direito universal.
